sábado, 24 de setembro de 2016

Memorização associativa nas Classes de Palavras



Só se consegue lembrar de alguma coisa que tenha sido observada antes. Depois é preciso associá-la, na mente, a algo que já conhecemos e de que nos lembramos. No que diz respeito à memória, a associação consiste simplesmente, em duas ou mais observações, ligadas umas às outras. Quando conseguimos lembrar de algo, isso se deve ao fato de que, inconscientemente, o associamos a outro fato qualquer:

Vamos pegar como exemplo a Gramática e as classes de palavras. Pelo método de associação é absolutamente fácil e rápido lembrarmos de todas estas classes.

1- O primeiro passo é você lembrar das classes que são mais familiares. Acredito que para a maioria das pessoas não existe dificuldade nenhuma em saber o que é um adjetivo, substantivo, verbo e pronome. O que você deve fazer é escrever essas classes de palavras numa folha e ao lado de cada uma definir seu conceito.
Adjetivo: atribui qualidade ao ser;
Substantivos: nomeiam os seres, objetos, fenômenos, lugares;
Verbo: indica ação, estado fenômeno etc...
Pronome: palavra que representa um nome

2- Parta da base que criamos: adjetivo, substantivo, pronome, verbo. Agora pegue o substantivo como referência. Como se chama a palavra amiga inseparável do substantivo? O artigo (o, a, os, as, um, uma, uns, umas).

3- Vamos a mais uma associação. Existe uma classe de palavra que funciona como um modificador de um verbo e adjetivo que é o advérbio. Se tiver dificuldade nesse ponto, escreva orações de referência como: O ônibus chegou ontem. Ele dormiu pouco. Olhe para elas e procure definir a classe de cada palavra. Crie orações maiores e se estiver em uma prova observe o conteúdo escrito da própria prova e use-o como referência para encontrar o que procura.

4- Já definimos 6 classes gramaticais e podemos definir mais uma se lembrarmos da palavra que indica os seres em termos numéricos. O numeral.

5- Restaram mais 3 classes. Agora você precisa lembrar das duas classes usadas como elemento de ligação.  Por eliminação, também, é bem fácil definir essas classes. Se já definimos 6 classes e olharmos para uma oração de referência perceberemos que existem termos isolados dos adjetivos, substantivos, pronomes, etc (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, entretanto, mas,ora, nem). É a conjunção e a preposição.

6- Por último temos a interjeição que é bem fácil de identificar: Ah! Hum! Psiu! Oba!


Nenhum comentário:

Postar um comentário