sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Administração. ÁRVORE DOS PORQUÊS



Esta técnica consiste em colocar um conjunto de questões aos problemas e possíveis soluções. Considera-se que a causa de raiz foi encontrada quando deixa de ser possível encontrar respostas para as questões que se colocam.

Causas não-controláveis: Nem todas as causas são suscetíveis de controle. Neste sentido, quando as partes envolvidas num dado problema se deparam, no final da cadeia de causas, com situações que constituam causas do tipo estritamente social, cultural ou outras que não sejam suscetíveis de controle direto devem debruçar-se sobre a causa localizada no nível imediatamente mais elevado e que seja suscetível de se controlar.

O Facilitador: Tal como na técnica do Brainstorming, na Árvore dos Porquês existe um facilitador (alguém que coordena o processo). Quando deixa de ser possível encontrar respostas para as perguntas “porquê?” o facilitador deve questionar sobre a existência de outra causa do problema e recomeçar uma nova cadeia de acontecimentos. A função do Facilitador é de apoiar o líder e o restante da equipe no sentido de conseguir o eficiente funcionamento do grupo. Este papel exige o conhecimento das ferramentas que podem ser úteis para os processos a melhorar e a colaboração com a equipe de modo a proporcionar uma boa comunicação durante as reuniões. O Facilitador deve, ainda, possuir os conhecimentos necessários para identificar problemas quando surjam e assegurar que todos os membros da equipe cumpram o código da conduta.

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