sábado, 24 de setembro de 2016

Aprendizagem e Memória

Passa em concursos quem acerta mais questões nas provas. O grande desafio dos alunos é estudar todo o conteúdo, do primeiro assunto ao último e, quando terminar tudo, se lembrar de toda matéria.

Para a maior parte das matérias estudadas pelos alunos, se faz necessário a realização de revisões repetidas para que um mesmo assunto seja lembrado em longo prazo.

Os alunos podem até compreender os conteúdos em sala de aula, estudá- los em casa, responder os exercícios, mas essa seqüência (Sala de Aula - Estudo em Casa - Exercícios) não garante que na hora da prova a matéria esteja disponível, com facilidade e agilidade, para que as questões sejam respondidas com sucesso.


No livro COMO PASSAR EM PROVAS E CONCURSOS, as fases do processo de memorização estão divididas da seguinte forma:

Captação: A pessoa recebe informações através de seus cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. A visão tem certa preponderância, mas isto é influenciado pelo desenvolvimento cerebral. A principal forma de aumentar a captação é cuidar da saúde (5 sentidos) e ter acuidade. Prestar atenção ao que está fazendo e ao que está acontecendo é a chave para uma boa captação.

Fixação: A fixação dependerá do tipo de memória utilizada (de curto ou longo prazo) e da qualidade do armazenamento. A fixação é feita nos neurônios, em especial nos dendritos. A fixação corresponde ao “m arcar” a informação recebida no cérebro. O cérebro irá realizar uma seleção de tudo o que estiver acontecendo e fixará o que lhe parecer ou for determinado ser o mais importante. Aqui é essencial o interesse, amor e vontade da pessoa pelo assunto ou informação. O armazenamento depende de boa alimentação, oxigenação, boa captação e estímulo suficiente.

Manutenção: Depois de se “marcar” a informação em um número “x” de neurônios, será a hora de assegurar que esse registro não se perca nos pelo menos 10 bilhões de neurônios ativos. A manutenção é a perenização do registro (p.ex.: não sendo feita outra “gravação” sobre ele). O cérebro raramente mantém guardada informação considerada inútil. Para manter uma informação no cérebro é preciso indicar a utilidade da mesma. O cérebro não tem o vício humano de “guardar” o que não será usado. Para a informação não se perder ou apagar é preciso que ela seja bem fixada. A boa fixação é aquela feita com a utilização das técnicas, especialmente a de associação das informações na rede neural.

Recuperação: Recuperar significa localizar e resgatar a informação guardada e mantida no cérebro. Quem leva 2 horas para se lembrar de algo que precisa é uma pessoa que soube guardar e manter, mas que não sabe recuperar a informação que já está no cérebro. O “branco” na prova é um problema de recuperação da informação. Para recuperar é preciso saber métodos para “armazenar” a informação de modo adequado. E como se deixássemos nossas “gavetas” ou “arquivos” cerebrais bem arrumados. Mais uma vez, precisaremos utilizar a associação, a etiquetação, processos mnemônicos, etc. A principal técnica aqui é a prática, o treino, a execução.
 Transmissão: E a capacidade humana de repassar para terceiros (de forma escrita ou oral) o conteúdo memorizado, a informação que foi guardada e recuperada. Aprenda a redigir e a falar com fluência. Aprenda a utilizar a linguagem humana, inclusive a não verbal.

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