segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Informática. PRAGAS VIRTUAIS



Vírus: Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios.

Cavalo de Troia: Assim como o mitológico cavalo de Troia parecia ser um presente, mas na verdade escondia soldados gregos em seu interior, o cavalo de Troia da atualidade são programas de computador que parecem ser úteis, mas na verdade comprometem a sua segurança e causam muitos danos. Um cavalo de Troia recente apresentava-se como um email com anexos de supostas atualizações de segurança da Microsoft, mas na verdade era um vírus que tentava desativar programas antivírus e firewalls.

Worm: Semelhante ao vírus, cria cópias de si mesmo, mas não precisa de um programa para ser disseminado, ele se auto-propaga de um computador para outro. Por exemplo, ele pode enviar cópias de si mesmo para todo seu catálogo de e-mails. Anti-worms é um pedaço de software projetado para proteger contra worms de computador, combinando as características de software antivírus e um firewall pessoal.

SPYREWARE: São programas que ficam monitorando as atividades dos internautas ou que capturam informações sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de conteúdo duvidoso. Ele consiste em um programa automático de computador, que recolhe informações sobre o usuário, sobre os seus costumes na Internet e transmite essa informação a uma entidade externa na Internet, sem o seu conhecimento nem o seu consentimento. Diferem dos cavalos de Troia por não terem como objetivo que o sistema do usuário seja dominado, seja manipulado, por uma entidade externa, por um cracker.

Nenhum comentário:

Postar um comentário