segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Estude Várias Vezes a mesma Matéria

Uma conta que quase ninguém faz, mas que dolorosamente é sofrida para a conquista da aprovação, é a quantidade de vezes que se tem que estudar um determinado assunto para garantir que ele seja lembrado quando da realização de provas.

Por muitas vezes, aprendemos um conteúdo em sala de aula, estudamos em casa, fazemos exercícios e temos a nítida sensação de que dominamos as matérias. Bastam algumas semanas ou meses para que percamos essa “certeza absoluta” e tenhamos que re-estudar os assuntos, alguns assuntos até com a impressão de que é a primeiríssima vez que estamos lendo algo sobre aquilo.

Isso ocorre pela falta de método de internalização e armazenamento das informações através da repetição do mesmo conteúdo, o que trará, naturalmente, uma significativa facilidade e agilidade para lembrar-se dos assuntos.

A função principal das técnicas de aprendizagem acelerada excede “aprender com eficiência”, e chega à manutenção dos conteúdos disponíveis na memória e principalmente na habilidade de lembrar e expressar aquilo que se sabe ou pensa.
O grande desafio de estudantes em todas as fases de suas vidas é absolver um volume imenso de informações e conhecimentos, durante anos ou meses, e depois lembrar-se de tudo, de forma ágil, pois toda prova tem tempo definido.

Quando aprendemos algum assunto, este fica armazenado na parte mais “superficial” da nossa memória, temos fácil acesso e lembramos com agilidade. Com o passar das semanas e a aprendizagem de novos conteúdos e conhecimentos, esse assuntos mais antigos são perdidos pela falta de revisão. Quanto mais o tempo passa, mais temos dificuldades para evocar (lembrar) aquilo que estudamos, aprendemos e fizemos exercícios.

Quando temos a necessidade de utilizar um determinado assunto aprendido há alguns meses, é evidente apresentar uma maior dificuldade para acessá-lo em sua totalidade, mas, quando conseguimos lembrar ou nos utilizamos do recurso de uma revisão, bastando revisar parte do conteúdo que o restante vem à tona, este assunto torna-se mais aderente à “superfície” da memória, fazendo com que a sua internalização para um nível mais profundo e de difícil acesso seja retardada.

Conclusão : quanto mais revisamos um assunto, mais fixo e disponível ele se torna em nossa memória até que chegamos em um ponto que o assunto não será mais esquecido.

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