segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Como Fixar a Leitura

Para fixar o que lê primeiramente você tem que estar disposto a ler. Isso parece obvio, mas é um problema comum, se você não quer ler, se não esta disposto a fazê-lo, ai vai ficar distraído e não vai conseguir se concentrar, esse é portanto o primeiro ponto a se observar. Em seguida, tenha, por exemplo, um lápis ao seu alcance e marque os parágrafos ou passagens mais importantes, as ideias-chave, as noções que deseja memorizar com precisão.

Assim que terminar a sua leitura, releia todos os parágrafos ou trechos marcados lateralmente ou sublinhados, feche o livro e tente reconstituí-los. Se o conteúdo for longo, reveja todos os dias as partes marcadas na véspera, para consolidar, faça uma revisão semanal. Um ponto muito importante é o seguinte: na sua prova vai cair o conteúdo inteiro da matéria, então isso significa que sua mente deve estar preparada para lembrar de todo este conteúdo. Você precisa absolutamente passar o resumo geral de todas as matérias sistematicamente. É claro que não podemos deixar de estudar cada um dos assuntos das matérias de forma aprofundada, mas criar um método de memorização frequente dos tópicos principais das matérias é fundamental. O método é eficaz quando você passa os tópicos e tenta reconstituí-los e explicá-los com as suas palavras.

Se tiver 30 assuntos a aprender, se torna necessário não fracionar demais, por exemplo, não estude somente 2 assuntos por dia, divida o estudo para conseguir estudar os 30 assuntos em um ou dois dias, por exemplo. Se não fizer isso perderá a noção de conjunto e terá mais tarde dificuldade em reencontrar o encadeamento entre os versos. Porém a ideia de se aprofundar em 2 assuntos pode ser executada enquanto você passa os outros 30 assuntos. E não se esqueça também de passar o resumo geral e, é claro, os exercícios.

Deste modo você terá um conhecimento particular da obra lida, da qual terá também uma boa visão de conjunto

Nenhum comentário:

Postar um comentário