sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Administração. DIAGRAMA DE ISHIKAWA



O diagrama de Ishikawa (também designado por diagrama de causa-efeito ou diagrama de espinha de peixe) foi proposto pelo japonês Dr. Kaoru Ishikawa em 1943. O seu uso permite identificar as prováveis causas de um problema específico. A aplicação desta ferramenta pressupõe que o processo esteja descrito e o problema rigorosamente definido.

Identificação dos problemas: Trata-se de uma ferramenta extremamente útil para analisar processos e situações, e para desenvolver um plano de recolha de dados. O Diagrama de Ishikawa é a representação de vários elementos (causas), de um sistema, que podem contribuir para um dado problema (efeito). Geralmente, recorre-se a este tipo de diagrama para identificar as possíveis causas de um problema específico. O diagrama da à organização diversas informações sobre o problema e a definição de causas possíveis. Deste modo, aumenta a probabilidade de identificar as principais causas.
O diagrama constitui um método ou ferramenta que nos permite abordar problemas quando se colocam as seguintes perguntas (MIZUNO, 1988, BARBARA et al., 2003): É necessário identificar as causas principais de um problema? Existem ideias e/ou opiniões sobre as causas do problema?. Convém realçar que a aplicação deste diagrama pressupõe que a causa provável é toda aquela que gera um determinado efeito e que problema é o efeito que constitui um elemento mensurável.

O uso do Diagrama de causa-efeito torna possível a reunião de todas as ideias sobre um dado problema para o seu estudo em diferentes pontos de vista.
O desenvolvimento e uso deste diagrama é mais proveitoso depois da descrição do processo e definição do problema. Nesta fase, as partes interessadas no problema têm uma ideia concreta sobre que fatores incluir no diagrama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário