domingo, 8 de maio de 2016

Administração. MISSÃO, VISÃO E VALORES



A missão e a visão de uma organização são muito importantes em um processo de planejamento estratégico, pois dão um “norte” para todos os atores envolvidos neste processo.

A missão: é a razão de existir desta. É o motivo pelo qual ela foi criada, o que ela veio contribuir ou resolver na sociedade. Por exemplo, uma universidade deve fazer o quê? Gerar conhecimento, não é mesmo? Portanto, uma missão de uma universidade poderia ser algo assim: “Gerar conhecimento e contribuir para o desenvolvimento sociocultural da comunidade, gerando oportunidades e valorizando seus colaboradores.” Desta forma, a missão serve para deixar claro qual é a função maior daquela organização, para definir quais serão as necessidades que devem ser atendidas e para buscar o comprometimento dos colaboradores.

A visão: é um destino desejado. Uma organização deve saber aonde quer chegar, quais são seus objetivos maiores. Vamos ver um caso prático? Imagine uma empresa de cosméticos brasileira, que tenha operações somente no Brasil. Uma visão de futuro desta empresa poderia ser algo assim: “Ser reconhecida como a líder de mercado no Brasil em 2020 e iniciar nossas operações no mercado americano e europeu.” Assim sendo, esta visão servirá para que todos os funcionários entendam qual é o “grande plano”, ou seja, onde a empresa está querendo chegar. Isto facilitará o trabalho de todos, pois ficará mais fácil entender quais serão as prioridades e como cada um deve se preparar para que estes objetivos sejam alcançados.

Os valores: se relacionam com o conjunto de crenças e princípios fundamentais, que fornecem uma sustentação para suas principais decisões. Desta maneira, os valores são as bases dos planejamentos e estratégias e também ajudarão a nortear as diretrizes da organização, além de criar uma cultura organizacional que seja adequada aos desafios da instituição. Estes valores estão, claramente, ligados a fatores éticos e morais e são derivados da influência e visão de mundo dos principais executivos e administradores da alta direção da organização. Quando a instituição tem valores fortes, estes podem inclusive ajudar na sustentação de uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes.


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