De acordo com o autor, o comportamento do ser humano é motivado por diversos estímulos internos ou por necessidades. Estas necessidades seriam diversas e ele as classificou em uma hierarquia, desde as mais básicas, como as fisiológicas e de segurança, como as de nível superior (estima e auto-realização), conforme o gráfico abaixo.
Fisiológicas: Salário Básico, comida, água
Segurança: Trabalho seguro, sem poluição
Sociais: Amigos, bom ambiente de trabalho
Estima: Reconhecimento, status
Auto‐realização: Crescimento profissional
O ponto chave desta teoria é exatamente a hierarquia destas necessidades. A teoria diz que as necessidades devem ser satisfeitas em uma ordem, ou seja, seria necessário suprir as necessidades fisiológicas (as mais básicas) antes que deva existir um trabalho de atendimento das necessidades de estima.
Um exemplo seria uma pessoa que está faminta. Esta pessoa buscará a todo custo suprir esta carência (alimento) antes de se preocupar com a sua realização, status e reconhecimento, não é mesmo?
OBS: Necessidades fisiológicas e de segurança estão ambas ligadas às necessidades físicas (do nosso corpo). Sociais e estima estão ligadas a questões emocionais, como o sentimento de ter bons amigos e reconhecimento profissional. A auto-realização também esta ligada à questão emocional, porém é uma emoção muito mais abrangente que se relaciona com a satisfação total em todas as áreas da vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário