terça-feira, 17 de maio de 2016

Informática. LINUX



Linux: é um sistema operacional livre. É um dos mais conhecidos exemplos de desenvolvimento com código aberto e de software livre. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente.

GNU/Linux: Freqüentemente GNU/Linux e Linux são sinônimos. O projeto GNU, criado e liderado por Richard M. Stallman, oferece todas as ferramentas básicas para um sistema operacional: interpretador de comandos, utilitários, bibliotecas, compiladores. E todos os sistemas operacionais Linux utilizam como base os programas do projeto GNU. 

Kernel: O Linux tem um núcleo, que é a parte mais importante desse sistema operacional. Conhecido habitualmente como kernel, ele é responsável por gerenciar os recursos do sistema operacional como um todo. A comunicação com os periféricos, como mouse, disco e impressora, é definida no kernel.

Preço: Não precisa pagar pela licença do Linux. O software livre tornou-se, nos últimos anos, uma alternativa econômica e financeiramente viável ao modelo atual de licenciamento de software proprietário, que possui uma política abusiva de renovação constante de licença e atualização de hardware.

Sistemas de Arquivos do Linux: Ext2, Ext3, ReiserFS. O linux também entende FAT32 e NTFS esse último com limitações;


Diretórios importantes para Concursos
/boot: utilizado para os arquivos de boot tais como o Kernel do Linux.
/dev: este é um diretório que na verdade contém dispositivos.
/home: diretório contendo os arquivos dos usuários.
/mnt: ponto de montagem temporário.
/root: diretório do usuário root.
/tmp: diretório para armazenamento de arquivos temporários criados por programas.
/usr: contas dos usuários comuns e seus programas.


No Linux, não há unidades de disco separadas, como A: C:, D: e afins. Todo o armazenamento de arquivos é feito dentro do diretório raiz (a barra (/)). Inclusive, se um computador possuir vários discos rígidos, todos eles serão representados como diretórios dentro do diretório raiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário