quarta-feira, 18 de maio de 2016

Administração. COMUNICAÇÃO EFICIENTE E EFETIVA



Eficiente: A comunicação eficiente ocorre quando utilizamos o mínimo de recursos para nos comunicarmos. Estes recursos podem tanto ser financeiros e materiais quanto o tempo. Quando um gerente prefere enviar um e-mail ao invés de ir pessoalmente ao destinatário ter uma conversa está buscando exatamente uma economia de recursos nesta comunicação.

Efetiva: Entretanto, a comunicação é efetiva quando a mensagem da pessoa que está enviando (a fonte) é completamente compreendida pelo destinatário. Assim, muitas vezes quando buscamos uma eficiência na comunicação (o caso do gerente que prefere se comunicar por e-mails) acabamos não conseguindo uma efetividade, ou seja, nossa comunicação não é plenamente entendida pela pessoa que a recebe.

Da mesma forma, nem toda mensagem vale o custo de ir pessoalmente falar com cada colaborador, não é verdade? Não temos 52 horas no dia. Temos de decidir quais são as mensagens que devem ser passadas pessoalmente e quais podem ou devem ser enviadas por outro canal menos “rico”. Portanto, o gestor deve analisar a importância da mensagem e o custo/benefício do processo de comunicação para decidir qual canal utilizar.