quarta-feira, 18 de maio de 2016

Administração. TEORIA DA EQUIDADE



Ganhar e receber: Esta teoria afirma que a equidade, ou seja, a percepção de que o que ganhamos está em linha com o que oferecemos em troca (e em relação aos outros) é um aspecto motivador. Assim, a noção de que esta relação é justa teria um impacto significativo na motivação.
De acordo com Stacy Adams, todos nós fazemos uma comparação entre o que “entregamos” e o que “recebemos” em troca pela empresa. Se pensarmos que estamos sendo favorecidos, nos sentiremos culpados. Se sentirmos que estamos sendo desfavorecidos (recebendo menos do que entregamos) teremos raiva.

Além disso, comparamos também esta “relação” de troca com os nossos colegas de trabalho e até de pessoas que trabalham em outras empresas e/ou profissões. Dessa maneira, se sentimos que a relação de troca não tem equidade, iremos tomar alguma “providência” para resolver essa inequidade.

De acordo com Adams, existem seis possibilidades de ação frente à uma inequidade:

Mudança nas “entregas”: passar a trabalhar menos;
Mudanças nos resultados: ocorre quando pessoas que ganham por produção começam a produzir mais com menos qualidade (ou seja, na “pressa”);
Distorção na sua percepção: o indivíduo pode começar a mudar sua ideia sobre si mesmo (“achava que trabalhava  pouco, mas vendo sicrano trabalhando já começo a achar que sou muito trabalhador”);
Distorção na percepção dos outros: o indivíduo passa a achar que a posição dos outros é que não é satisfatória;
Mudança no referente: Se a pessoa que nos comparamos está em situação melhor, podemos passar a nos comparar com alguém que está pior do que nós mesmos;
Sair do “jogo”: por exemplo: sair do emprego atual.