quarta-feira, 18 de maio de 2016

Administração. COMUNICAÇÃO



A comunicação pode ser definida como um processo interpessoal de envio e recebimento de símbolos com mensagens atreladas a eles. Portanto, é a transmissão de uma mensagem de uma pessoa para outra. É considerado um processo de mão-dupla, pois não depende exclusivamente da pessoa que envia, mas também da pessoa que recebe. Assim, requer a ida (o envio da mensagem) e a volta (o retorno do recebedor, confirmando o entendimento).

Vamos ver abaixo os principais elementos do processo de comunicação:
A fonte ‐ inicia a mensagem codificando uma informação;
O transmissor: é meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte;
O canal: é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem;
O receptor: é o modo ou instrumento que decodifica a mensagem;
O destino: é pessoa que deve receber a mensagem;
O ruído: representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem;
A retroação: é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.

OBS: Imagine a situação descrita acima: a comunicação entre um piloto de avião e um controlador de voo. O piloto no avião é a fonte. Para se comunicar ele se utiliza de um aparelho de rádio em sua cabine (transmissor). Este aparelho vai transmitir a mensagem do piloto através de suas antenas (canal). Do outro lado, o controlador de voo (destino) também necessitará de um aparelho de rádio na torre de comando (receptor) para decodificar a mensagem que chegará a sua antena. Mas a coisa não é tão simples, pois também ocorre o ruído, que neste caso pode ser a estática, uma interferência de uma rádio pirata ou simplesmente uma dificuldade de expressão do piloto (linguagem). Para ter certeza de que foi compreendido, o piloto solicitará uma confirmação da mensagem, o que chamamos de retroação (ou feedback).