domingo, 24 de julho de 2016

Gramática. ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA PREDICATIVA E APOSITIVA



A Oração Subordinada Substantiva Predicativa funciona como predicativo da Oração Principal.
Ex: O certo é / que ficaríamos separados.
       O conveniente é / que você não tenha discriminação.
       O importante é / que haja preconceito.

“Minha esperança é isso que algum golfinho me salve.”

A estrutura sintática da primeira oração (”Minha esperança é”) deixa clara a ausência, nessa mesma oração, de um predicativo que atue como núcleo do predicado nominal. Quando analisamos a estrutura do período, constatamos que a segunda oração (”que algum golfinho me salve”) desempenha a função de predicativo do sujeito. Se substituirmos toda a segunda oração por isso, fica mais fácil constatar essa relação sintática: “Minha esperança é isso (”que algum golfinho me salve”).


A Oração Subordinada Substantiva Apositiva funciona como aposto da Oração Principal.
Ex: Só queremos uma coisa: / que você morra.
      Vinícius sentia uma coisa: / que algo iria acontecer.
      Bruno queria apenas uma coisa: / que fosse aprovado no Vestibular.


“Eu só lhe peço uma coisa: isso que você respeite as leis."

O objeto direto que aparece na oração principal (uma coisa) tem um sentido vago, indefinido. Para que esse sentido seja explicado, a segunda oração atua como um aposto para o substantivo que é núcleo do objeto direto (coisa). Outra característica observada na oração principal que tem seu sentido completado por uma subordinada substantiva apositiva é que ela termina com dois-pontos (:).

fariasb