(CESPE) “O resultado obtido no estudo, publicado na revista PNAS, mostra que a falta de comida, nos primeiros meses de gestação, altera o material genético dos filhos. Nenhum deles, porém, nasceu abaixo do peso ou com algum problema evidente de saúde.”
No trecho “Nenhum deles, porém, nasceu abaixo do peso ou com algum problema evidente de saúde” (ℓ.3-4), a conjunção adversativa pode, sem prejuízo para o sentido original do texto, ser substituída por contudo, todavia ou no entanto.
CERTO. No trecho “Nenhum deles, porém, nasceu abaixo do peso ou com algum problema evidente de saúde” é, de fato, uma conjunção coordenativa adversativa, que introduz ideia de oposição. Os conectivos contudo, todavia ou no entanto também são adversativos, além de mas, entretanto e não obstante. A título de informação (a questão não exige isso), observe-se que o único conectivo que, apesar de expressar a mesma ideia, não poderia substituir “porém” , contextualmente, é mas. O conectivo “porém” está deslocado de sua posição natural (início de uma oração), fato que pode ser observado pelo uso das vírgulas; já o conectivo mas não pode ser deslocado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário