(CESPE – CAPES – 2012)
De acordo com a análise SWOT, o cenário denominado sobrevivência requer o emprego dos pontos fortes da organização para potencializar as suas oportunidades.
ERRADO
Comentário:
A estratégia de sobrevivência é utilizada em um cenário com predominância de Pontos Fracos e Ameaças.
Muitas vezes utilizamos a análise SWOT CRUZADA, que, como o próprio nome diz, consiste em cruzar as 4 informações no intuito de obter planos de ação estratégicos que alavanquem as oportunidades ou mitiguem as ameaças, sempre com o objetivo de obter vantagens competitivas e melhorar o desempenho empresarial no curto, médio ou longo prazo. Em cada um dos cenários, mostramos as palavras-chave sublinhadas e algumas possibilidades de movimento.
Forças x Oportunidades:
Crescimento (mercado, produtos, serviços, financeiro, capacidade, diversificação); Aproveitamento das áreas de domínio da empresa, com plano de ação ofensivo.
Forças x Ameaças:
Manutenção (estabilidade, especialização, foco em nichos específicos); Plano de ação para tentar modificar o ambiente a favor da empresa.
Fraquezas x Oportunidades:
Desenvolvimento (parcerias, expansão, inovação); Plano de ação para aproveitar melhor as oportunidades.
Fraquezas x Ameaças:
Sobrevivência (redução de custos, venda da empresa, desinvestimento); Plano de ação defensivo com mudanças que protejam a empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário