sexta-feira, 31 de maio de 2019

Direito Constitucional. NORMAS CONSTITUCIONAIS - ELEMENTOS LIMITATIVOS




(CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Os direitos individuais e suas garantias, os direitos de nacionalidade e os direitos políticos são considerados elementos limitativos das constituições.

Correto. A doutrina os classificam como elementos limitativos pois são responsáveis por limitar a atuação do Estado face aos particulares.


Elementos orgânicos: Normas que regulam a estrutura do Estado e do Poder.

Elementos limitativos: limitam a atuação dos poderes estatais.

Elementos socioideológicos: comprometimento da Constituição com o bem estar social.

Elementos de estabilização constitucional:  asseguram a solução de conflitos constitucionais.

Elementos formais de aplicabilidade: regras de aplicação da Constituição.



Direito Constitucional. NORMAS CONSTITUCIONAIS - ELEMENTOS ORGÂNICOS



(CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1ª/2009) Segundo a doutrina, os elementos orgânicos da constituição são aqueles que limitam a ação dos poderes estatais, estabelecem as balizas do estado de direito e consubstanciam o rol dos direitos fundamentais.


Errado. Estes seriam os limitativos. Os orgânicos são os que organizam a estrutura do Estado. 

A doutrina divide os elementos da Constituição em 5 grupos:
1- Orgânicos: Normas que regulam a estrutura do Estado e do Poder; Organizam a estruturação do Estado;
2- Limitativos: Limitam a atuação do poder do Estado, como os direitos e garantias fundamentais (exceto os direitos sociais = eles são sócio-ideológicos)
3- Sócio-ideológicos: Tratam do compromisso entre o Estado individualista, que protege a autonomia das vontades, com o Estado Social, onde as pessoas fazem parte de uma coletividade a ser respeitada como um todo.
4- De Estabilização Constitucional: São os elementos que tratam da solução de conflitos constitucionais, defesa do Estado, Constituição e instituições democráticas como o Controle de Constitucionalidade, os procedimentos de reforma, o estado de sítio, estado de defesa e a intervenção federal.
5- Formais de aplicabilidade: Regras de aplicação da Constituição, como o ADCT e normas como o art. 5º §1º - “As normas dos Dir. Fundamentais têm aplicação imediata.”

Direito Constitucional. NORMAS CONSTITUCIONAIS - NORMAS DE EFICÁCIA LIMITADA



(CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) As normas constitucionais de eficácia limitada têm por fundamento o fato de que sua abrangência pode ser reduzida por norma infraconstitucional, restringindo sua eficácia e aplicabilidade.

Errado. Essa é a definição de eficácia contida. As normas de eficácia limitada sequer conseguem ser aplicáveis caso não exista lei para mediar os seus efeitos.


 Memorize as três normas constitucionais pensando dessa forma: Fácil, médio e difícil. As normas de eficácia plena são de aplicação mais fácil, desde a entrada em vigor da Constituição já estão aptas a produzir eficácia. As de eficácia contida são de aplicação média, o legislador pode restringir a sua eficácia. Já as normas de aplicação limitada, como o próprio nome sugere, são de aplicação mais difícil, somente a partir de uma norma posterior poderão produzir eficácia.

Direito Constitucional. NORMAS CONSTITUCIONAIS - COMPETÊNCIA DOS TRIBUNAIS



(CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) As normas constitucionais que alteram a competência de tribunais possuem, de acordo com o entendimento do STF, eficácia imediata, devendo ser aplicado, de pronto, o dispositivo que promova a alteração.

 Correto. É pacífico no STF o entendimento no sentido de que as normas constitucionais que alteram competência de Tribunais possuem eficácia imediata, devendo ser aplicado, de pronto, o dispositivo que promova esta alteração. Assim, quando a EC 45/04, por exemplo, retirou do STF a competência para conceder o exequatur às cartas rogatórias, e a transferiu ao STJ, este dispositivo deveria ser aplicado tão logo entrasse em vigor a referida emenda. Assumiria assim o STJ a competência para o feito, inclusive sobre aquelas que já estariam sendo julgadas no STF que ficariam prejudicadas por incompetência superveniente, se tornando insubsistentes os votos já proferidos.

Direito Constitucional. CONSTITUIÇÃO - NORMAS CONSTITUCIONAIS



(CESPE/TRE-MA/2009) A competência da União para elaborar e executar planos nacionais e regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social constitui exemplo de norma constitucional programática.

Correto. Norma programática é aquela norma que estabelece um programa para atuação do governo.

sábado, 18 de maio de 2019

Administração. CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO - MISSÃO E VISÃO



(CESPE – INCA – 2010)
Constitui um exemplo de missão da organização a declaração: a empresa X atuará no Brasil e no exterior de forma integrada no negócio de energia, com um crescimento médio anual de 11% na produção de óleo e gás, durante três anos.

ERRADO

Comentário:
Perceba que esta declaração fala sobre como a empresa será no futuro, quanto ela deverá crescer e também o prazo. Portanto este é uma declaração de visão e não de missão.


MISSÃO
razão de ser
papel da organização
natureza do negócio
valor construído para o público de interesse
atividades que deve concentrar esforços


VISÃO
direção do negócio 
descrever condição futura 
motivar grupos de interesse 
oferecer foco 
inspirar pessoas

Administração. ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO - TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS



(ESAF - 2002 - MPOG - Especialista em Políticas Públicas )
A Escola de Relações Humanas contrapôs-se à Escola Clássica por discordar da abordagem desta Escola que via as organizações com um funcionamento análogo ao das máquinas. Com relação à Escola de Relações Humanas, assinale a opção correta.
a) Mayo desenvolveu seus estudos na fábrica de nome Hawthorne onde realizou pesquisa sobre a influência da remuneração na produtividade.
b) O grupo influencia a produtividade dos indivíduos; portanto, a comunicação e o papel do chefe assumem importância no estudo da administração.
c) A pesquisa de Hawthorne desenvolveu-se sem base científica, não levando em consideração o grupo de observação.
d) A dinâmica de grupo é desconsiderada, pois as relações pessoais não interferem na produtividade individual.
e) A base da motivação são os incentivos financeiros na forma de maior remuneração para quem produz mais.

GABARITO: B

Comentário:
a) A Experiência de Howthorne abrangeu fatores como fadiga, acidentes de trabalho, rotatividade de pessoal e efeito das condições de trabalho sobre a produtividade dos trabalhadores.
c) Na experiência os operários foram divididos em dois grupos: o grupo de observação e o grupo de controle.
d) Pelo contrário, a Teoria das Relações Humanas considera as dinâmicas de grupos.
e) A conclusão da Teoria foi de que o indivíduo é motivado não por estímulos salariais e econômicos, mas por recompensas sociais e simbólicas.

Administração. SWOT - SOBREVIVÊNCIA



(CESPE – CAPES – 2012)
De acordo com a análise SWOT, o cenário denominado sobrevivência requer o emprego dos pontos fortes da organização para potencializar as suas oportunidades.

ERRADO

Comentário:
A estratégia de sobrevivência é utilizada em um cenário com predominância de Pontos Fracos e Ameaças.
Muitas vezes utilizamos a análise SWOT CRUZADA, que, como o próprio nome diz, consiste em cruzar as 4 informações no intuito de obter planos de ação estratégicos que alavanquem as oportunidades ou mitiguem as ameaças, sempre com o objetivo de obter vantagens competitivas e melhorar o desempenho empresarial no curto, médio ou longo prazo. Em cada um dos cenários, mostramos as palavras-chave sublinhadas e algumas possibilidades de movimento.

Forças x Oportunidades:
Crescimento (mercado, produtos, serviços, financeiro, capacidade, diversificação); Aproveitamento das áreas de domínio da empresa, com plano de ação ofensivo.

Forças x Ameaças:
Manutenção (estabilidade, especialização, foco em nichos específicos); Plano de ação para tentar modificar o ambiente a favor da empresa.

Fraquezas x Oportunidades:
Desenvolvimento (parcerias, expansão, inovação); Plano de ação para aproveitar melhor as oportunidades.

Fraquezas x Ameaças:
Sobrevivência (redução de custos, venda da empresa, desinvestimento); Plano de ação defensivo com mudanças que protejam a empresa.

Administração. ESCOLAS DA ADMINISTRAÇÃO - HENRY FAYOL


(CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados - Analista - Técnico em Material e Patrimônio)
O modelo de gerenciamento de Fayol, que deu origem ao que se conhece atualmente como organograma, embasa-se em estratégias.

ERRADO

Comentário:
O modelo de gerenciamento de Fayol, o qual tem ênfase na estrutura organizacional, e busca aumentar a eficiência da organização por meio da sua organização e aplicação dos princípios gerais da administração. Este modelo não embasa-se em estratégias.




Administração. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL - ESTRUTURA MATRICIAL


(FCC - 2009 - TRT - 7ª Região (CE) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação)
Uma estrutura organizacional matricial, do tipo mais comum, representa na forma de uma matriz o cruzamento das características dos tipos de departamentalização por
a) projeto e funcional.
b) cliente e funcional.
c) processo e territorial.
d) projeto e produto.
e) cliente e produto.

Resposta: A

ESTRUTURA MATRICIAL
modelo misto
funcional + projetos


quarta-feira, 15 de maio de 2019

Gramática. PONTUAÇÃO - TRAVESSÃO



“Essas perguntas estão na raiz do que se pode chamar de pauta de vanguarda do Supremo Tribunal Federal – ou seja, expressam o conteúdo das futuras polêmicas que a Corte terá de resolver.”

Na linha 2, o travessão poderia ser substituído por vírgula, sem prejuízo para a correção gramatical do período.

CERTO. Sabe-se que o travessão tem a função de introduzir uma explicação, intercalar e introduzir uma fala. No contexto, introduz uma explicação para o trecho “Essas perguntas estão na raiz do que se pode chamar de pauta de vanguarda do Supremo Tribunal Federal”. Observe-se que o uso de travessão não teve por objetivo intercalar a expressão “ou seja”, e sim introduzir todo o trecho subsequente.
A substituição desse travessão por vírgula não implicaria erro gramatical, mas enfraqueceria o realce dado à explicação. Entretanto, como a questão não mencionou este último fato, a substituição está correta.

Gramática. PONTUAÇÃO - DOIS PONTOS



“Atualmente, não temos certeza, já não estamos tão certos. O conflito de ideologias fez com que indagássemos sobre o que quer dizer uma interpretação e duvidássemos sobre o que estávamos fazendo ou teríamos de fazer.”

Respeita-se a relação entre as ideias do texto e mantém-se sua correção gramatical com a substituição do ponto depois de “certos” (ℓ.1) pelo sinal de dois pontos, fazendo os necessários ajustes na inicial maiúscula.

CERTO. Observe-se que o trecho introduzido por “O conflito de ideologias...” tem, textualmente, caráter explicativo em relação ao período anterior. O uso do sinal de dois pontos teria a vantagem de tornar explícita essa relação semântica de explicação. Note-se, ainda, que o enunciado deixa clara a necessidade de ajustes na inicial maiúscula de “O conflito”.

Gramática. MORFOLOGIA - PRONOMES E ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS



“Os poluentes emitidos pelo motor de 31 automóveis, ônibus e caminhões geralmente se espalham por um raio de até 150 metros a partir do ponto em que são lançados e transformam as grandes avenidas em imensas chaminés que despejam sobre a cidade toneladas de partículas e gases tóxicos.”

 A oração “que despejam sobre a cidade toneladas de partículas e gases tóxicos” (ℓ.3-4) restringe o sentido da palavra “chaminés” (ℓ.4).

CERTO. Pronomes relativos introduzem orações subordinadas adjetivas. Tais orações podem, semanticamente, expressar ideia de restrição ou explicação. Sendo explicativa, a oração deve vir separada por vírgula ou travessão. Caso contrário, a oração será restritiva. É o que ocorre no período. A oração “que despejam sobre a cidade toneladas de partículas e gases tóxicos” de fato restringe o sentido do substantivo “chaminés”. Classifica-se, portanto, como oração subordinada adjetiva restritiva.

Gramática. SINTAXE - ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS



“No fim, tinha um pequeno armarinho – sempre tivera lojas que fossem frequentadas principalmente por mulheres – na rua Senhor dos Passos.”

Na linha 1, a oração adjetiva “que fossem frequentadas principalmente por mulheres” apresenta valor explicativo.

ERRADO. Sabe-se que os pronomes relativos introduzem orações subordinadas adjetivas. Tais orações podem, semanticamente, expressar ideia de restrição ou explicação. Sendo explicativa, a oração deve vir separada por vírgula ou travessão. Note-se que não há nenhum desses sinais de pontuação no início da oração adjetiva “que fossem frequentadas principalmente por mulheres”. Logo, a oração não tem valor explicativo, e sim restritivo.

Gramática. MORFOLOGIA - MAL (CLASSIFICAÇÕES)



“Porém, mal experimentava a ilusão de pela poesia ter exorcizado a perseguição dos meus pavores, logo outras alucinações, outros pesadelos, outras bizarrias macabras e fúnebres assaltavam sem trégua a minha pobre alma acabrunhada.”

Em “Porém, mal experimentava a ilusão (...) a minha pobre alma acabrunhada” (ℓ.1-3), o termo “mal” é empregado com sentido temporal.

CERTO. A palavra mal pode ter as seguintes classificações: a) substantivo: O mal não triunfará; b) advérbio de modo: Ele não canta mal; c) conjunção temporal: Mal o chefe saiu, os funcionários pararam de trabalhar. No contexto, de fato a palavra “mal” tem valor temporal. Note-se que o período poderia assim ser reescrito: “Porém, ainda não experimentava a ilusão de pela poesia ter exorcizado a perseguição...”.

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Direito Administrativo. CONCEITO E PRINCÍPIOS - PUBLICIDADE



(CESPE/TCU/Técnico) Em obediência ao princípio da publicidade, é obrigatória a divulgação oficial dos atos administrativos, sem qualquer ressalva de hipóteses.

Errado. A publicidade não é um princípio de caráter absoluto, ela encontra exceções no próprio texto da Constituição. Dessa forma, nem sempre será necessária a divulgação dos atos administrativos para cumprimento do princípio da publicidade, como por exemplo, questões de intimidade e de segurança nacional.

Direito Administrativo. CONCEITO E PRINCÍPIOS - LEGALIDADE



(CESPE/PC-PA/Técnico) De acordo com o princípio da legalidade, é permitido ao agente público, quando no exercício de sua função, fazer tudo que não seja expressamente proibido pela Constituição Federal.

Errado. Tratando-se da Administração Pública, só é dado fazer ou deixar de fazer o que a lei permitir ou autorizar. Já para o particular há autonomia de vontade, ou seja, ele pode fazer ou deixa de fazer tudo, desde que a lei não o proíba.

Direito Administrativo. CONCEITO, PRINCÍPIOS FONTES - FONTES DO DIREITO



(CESPE/TCU/2009) A CF, as leis complementares e ordinárias, os tratados internacionais e os regulamentos são exemplos de fontes do direito administrativo.

Correto. A lei é a mais importante fonte para o Direito Administrativo, geradora de direitos e obrigações, impondo-se tanto à conduta dos particulares, quanto à ação estatal. Na qualidade de fonte, a lei tem um sentido amplo, abrangendo diversas normas produzidas pelo Estado, o que inclui, por exemplo, além da Carta Magna, as leis complementares, ordinárias, delegadas e medidas provisórias.

Direito Administrativo. CONCEITO E PRINCÍPIOS - AUTOTUTELA




(CESPE/DETRAN-DF/Auxiliar) A administração pública é regida pelo princípio da autotutela, segundo o qual o administrador público está obrigado a denunciar os atos administrativos ilegais ao Poder Judiciário e ao Ministério Público.

Errado. O princípio da autotutela, que não está expresso na Constituição Federal, sendo princípio implícito, permite a Administração Pública realizar o controle de seus próprios atos, revendo-os, de modo a anular os ilegais e revogar os inoportunos e inconvenientes, conforme súmulas 346 e 473 do Supremo Tribunal Federal.

Direito Administrativo. CONCEITO E PRINCÍPIOS - SUPREMACIA DO INTERESSE PÚBLICO



(CESPE/PGE-PA/Auxiliar) A doutrina aponta como princípios do regime jurídico administrativo a supremacia do interesse público sobre o privado e a indisponibilidade do interesse público.

Correto. A supremacia do interesse público orienta o chamado regime jurídico administrativo. De acordo com esse princípio, a Administração Pública goza de poderes, prerrogativas (cláusulas exorbitantes, poder de polícia, poder expropriatório, presunção de veracidade e legitimidade etc) a fim de que bem possa atuar em defesa do interesse coletivo. Já a indisponibilidade do interesse público vincula-se à imposição de restrições, limitações ou deveres especiais para a Administração, de modo que ela não pode abdicar, renunciar, negociar, fazer concessões acerca do interesse público, salvo quando há lei autorizando.

sábado, 11 de maio de 2019

Informática. EXCEL - REFERÊNCIA ABSOLUTA



(FGV – DPE/RJ – Técnico Médio de Defensoria Pública – 2014) Numa planilha que utiliza referências relativas e absolutas, como o MS EXCEL, se a fórmula =$D1+E$2 localizada na célula A1, for copiada (copy) e colada (paste) na célula B4, a fórmula na célula de destino é escrita como:

(A) =$D4+F$2
(B) =$D1+E$2
(C) =D4+F$2
(D) =$E4+F$5
(E) =$D4+E$2


Temos a fórmula =$D1+E$2 localizada na célula A1. Ao copiar para a célula B4, $D não sofrerá modificação. Porém, 1, referenciado por A1, passará a ser 4, e teremos $D4.
Analogamente, $2 (de E$2) não sofrerá modificação. Mas E, referenciado por A1, passará a ser F (pois houve deslocamento de A para B). Logo, F$2.

Resposta certa: A

Informática. EXCEL - FILTRO



(FGV – TJ/BA – Analista Judiciário – 2015) No MS Excel 2010, a guia “ Dados” contém um procedimento identificado pelo ícone mostrado a seguir.   



Um filtro aplicado a uma coluna X é usado para:
a) impedir a digitação, nas células da coluna X, de valores fora dos limites superior e inferior determinados por meio do filtro;
b) limitar os valores permitidos nas células da coluna X a uma lista especificada por meio do filtro;
c) exibir na planilha apenas as linhas que contenham, na coluna X, algum dos valores escolhidos por meio do filtro;
d) remover da planilha todas as linhas que não contenham, na coluna X, algum dos valores escolhidos por meio do filtro;
e) remover da planilha as linhas que contenham, na coluna X, valores que se repetem.

O filtro do Excel é um recurso que facilita a visualização da Planilha, mostrando apenas as linhas cujo conteúdo da coluna coincida com o teor do filtro. O filtro não exclui o restante do conteúdo, apenas deixa as linhas ocultas enquanto o filtro estiver ativado.

Resposta certa: C

Informática. EXCEL - REFERÊNCIA



(FGV – SSP/AM – Assistente Operacional – 2015) João criou uma nova pasta de trabalho no MS Excel 2010 contendo três planilhas: Plan1, Plan2 e Plan3. A célula A1 da planilha Plan1 deve conter a soma dos valores das células A1 das planilhas Plan2 e Plan3.

Para fazer referência a essas duas células numa fórmula, João deve usar a notação:
a) =Plan2!A1 + Plan3!A1
b) =Plan2(A1) + Plan3(A1)
c) =A1 em Plan2 + A1 em Plan3
d) =Plan2(1,1) + Plan3(1,1)
e) =(Plan2.A1:Plan3.A1)
Para fazer referência a uma célula de outra planilha, deve-se utilizar a exclamação (!), de modo a ter NomedaPlanilha!celula.

Resposta certa: A

Informática. EXCEL - FORMATAÇÃO CONDICIONAL E VALIDAÇÃO DE DADOS



(FGV – MPE/RJ – Analista – 2016) No MS Excel 2010, o recurso “Formatação Condicional” NÃO pode ser utilizado numa coluna para:
(A) associar ícones ilustrativos aos valores;
(B) bloquear a digitação de valores considerados inválidos;
(C) realçar números negativos;
(D) realçar os dez maiores valores;
(E) realçar valores duplicados.

Resposta certa: B



Informática. EXCEL - COMENTÁRIO



(FGV – Prefeitura de Salvador – Técnico de Nível Médio – 2017) No MS Excel 2016, na configuração original, o menu que contém a opção para inserir um comentário é o:
a) dados.
b) exibição.
c) inserir.
d) layout da página.
e) revisão.

Resposta certa: E

terça-feira, 7 de maio de 2019

Gramática. SEMÂNTICA - POIS



(CESPE) “Escrevi, pois, toda a minha vida, poemas, narrativas, contos, tratados, ensaios.”

Com o deslocamento da conjunção “pois” para o início da oração “Escrevi, pois, toda a minha vida, poemas, narrativas, contos, tratados, ensaios” (ℓ.1), com os devidos ajustes de maiúsculas e minúsculas, preserva-se o sentido original do período.

ERRADO. O conectivo “pois” tem, contextualmente, valor conclusivo. Observe-se que ele poderia facilmente ser substituído por portanto, sem que se ferissem as regras gramaticais e os sentidos textuais. Entretanto, o deslocamento de tal conjunção para o início do período, como proposto pela questão, alteraria as relações semânticas: deixaria de ter valor conclusivo e passaria a ter valor explicativo, equivalendo a porque. A regra diz que se o conectivo pois estiver deslocado (intercalado ou no final do período) tem valor conclusivo; na posição normal (início de oração) tem valor explicativo.

Conjunção conclusiva
Transmite uma ideia de conclusão, sendo sinônima de: logo, portanto, assim, por isso, dessa forma,...

Agora que você já chegou, devo, pois, ir embora.
Como o almoço já está pronto, podemos, pois, começar a comer.

Conjunção explicativa
Transmite uma ideia de explicação, sendo sinônima de: porque, visto que, uma vez que, dado que,...

Não posso te levar ao médico, pois estou trabalhando.
Liguei, pois quero te fazer uma pergunta.

Conjunção adversativa
Transmite uma ideia de oposição, sendo sinônima de: mas, porém, contudo, todavia, no entanto,...

Você está nos esperando? Pois nós não vamos!
Vai continuar falando? Pois eu não em acredito em nada do que você diz!

Gramática. SEMÂNTICA - CADA VEZ QUE



(CESPE) “Cada vez que eu tentava reconciliar-me com ela, saía maltratado, repelido.”

Em “Cada vez que eu tentava reconciliar-me com ela” (ℓ.1), a expressão“Cada vez que” pode ser substituída por à medida que, sem alteração de sentido.

ERRADO. A expressão “Cada vez que” introduz orações com ideia temporal; já a expressão “à medida que” introduz ideia de proporção, e não de tempo. Gramaticalmente, seria possível substituir uma pela outra sem que se causasse erro gramatical. Entretanto, haveria alteração semântica.

Gramática. SEMÂNTICA - PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, NO ENTANTO



(CESPE) “O resultado obtido no estudo, publicado na revista PNAS, mostra que a falta de comida, nos primeiros meses de gestação, altera o material genético dos filhos. Nenhum deles, porém, nasceu abaixo do peso ou com algum problema evidente de saúde.”

No trecho “Nenhum deles, porém, nasceu abaixo do peso ou com algum problema evidente de saúde” (ℓ.3-4), a conjunção adversativa pode, sem prejuízo para o sentido original do texto, ser substituída por contudo, todavia ou no entanto.

CERTO. No trecho “Nenhum deles, porém, nasceu abaixo do peso ou com algum problema evidente de saúde” é, de fato, uma conjunção coordenativa adversativa, que introduz ideia de oposição. Os conectivos contudo, todavia ou no entanto também são adversativos, além de mas, entretanto e não obstante. A título de informação (a questão não exige isso), observe-se que o único conectivo que, apesar de expressar a mesma ideia, não poderia substituir “porém” , contextualmente, é mas. O conectivo “porém” está deslocado de sua posição natural (início de uma oração), fato que pode ser observado pelo uso das vírgulas; já o conectivo mas não pode ser deslocado.

Gramática. SEMÂNTICA - TANTO QUANTO, TANTO COMO



(CESPE) “Eles, porém, recusaram tudo, com simplicidade, dizendo que a filosofia bastava ao filósofo, e que o supérfluo era um dissolvente.Tão nobre resposta encheu de admiração tanto aos sábios como aos principais e à mesma plebe.”

No trecho “Tão nobre resposta encheu de admiração tanto aos sábios como aos principais e à mesma plebe” (ℓ.2-3), a substituição de “como” por quanto mantém a correção gramatical do texto.

CERTO. Existem as locuções conjuntivas tanto quanto e tanto como, que expressam a mesma ideia e introduzem contextualmente o mesmo tipo de oração: oração coordenada sindética aditiva.

Gramática. SEMÂNTICA - APESAR DE, EMBORA



(CESPE) “Apesar de pequena, a função do INMETRO é fundamental, já que a instituição está contribuindo para a promoção da igualdade social.

” A substituição de “Apesar de” (ℓ.1) por Embora prejudica a correção gramatical do período.

ERRADO. Tanto a locução prepositiva “Apesar de” quanto a conjunção Embora expressam ideia de concessão, ou seja, oposição e exceção. Observe-se que a reescritura “Embora pequena, a função do INMETRO é fundamental” expressaria a mesma ideia e não apresentaria erro gramatical. Deve-se observar, porém, que nem sempre é possível substituir uma locução prepositiva por uma conjunção,mesmo que expressem a mesma ideia. Veja-se: Apesar de termos trabalhado muito, não estamos cansados. Observe-se que neste contexto não seria possível substituir “Apesar de” por Embora.

domingo, 5 de maio de 2019

Administração. ORGANIZAÇÃO - ESTRUTURA INFORMAL



Todos os relacionamentos interpessoais que o organograma não pode captar referem-se à organização ou à estrutura informal.

CERTO
Comentário:
Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes. Portanto o organograma não representa os relacionamento interpessoais da organização e da estrutura informal.

Administração. FUNÇÕES ORGANIZACIONAIS - DIREÇÃO



(FGV - Analista Judiciário (TJ BA)/Apoio Especializado/Administração/2015)
Um gerente descreve seus planos para os funcionários e apresenta as instruções sobre como executá-los em função dos objetivos da empresa. Considerando as funções clássicas da administração, pode-se dizer que ele está:
a) planejando;
b) dirigindo;
c) controlando;
d) motivando;
e) supervisionando.

Comentário:
A resposta é a letra B.
A direção é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas. Observe a relação com o enunciado da questão: Um gerente descreve seus planos para os funcionários e apresenta as instruções sobre como executá-los em função dos objetivos da empresa. Enfim, a direção designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles. Outras duas alternativas listam mais duas funções administrativas: as letras A e C.
O planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como se deve fazer para alcançá-los. É definir  onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que sequência. Trata-se de um modelo para ação futura. Já o controle é a função administrativa que consiste em verificar se tudo está sendo  feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar suas repetições.

Administração. PLANEJAMENTO - NÍVEIS DE PLANEJAMENTO



(CESPE - Analista Judiciário (TJ CE)/TécnicoAdministrativa/Administração/2014)

São ações representativas dos níveis estratégico, tático e operacional, respectivamente:
a) recrutamento, gestão de arquivos de pessoal e motivação.
b) definição de políticas de gestão, treinamento e definição de sistemas de
remuneração.
c) motivação, recrutamento e definição de políticas de gestão.
d) controle de horários, definição de políticas de gestão e recrutamento.
e) motivação, treinamento e controle de horários.

Vejamos cada ação trazida pelas alternativas:
a) recrutamento, gestão de arquivos de pessoal e motivação. O recrutamento de novas pessoas para integrar a organização leva em conta as necessidades dos departamentos ou setores organizacionais. Logo, é uma ação típica do nível tático. A gestão de arquivos é, comumente, um departamento específico da organização, encarregado da gestão documental. Assim, é uma ação típica do nível tático. A motivação é algo intrínseco de cada pessoa, mas no que se refere à participação da organização nesse processo, deve alcançar a organização como um todo. Em suma, se todos estiverem motivados, a organização terá mais sucesso em seus objetivos. Assim, é uma ação típica do nível estratégico. Então, temos: níveis tático, tático e estratégico (não é nossa resposta).
b) definição de políticas de gestão, treinamento e definição de sistemas de remuneração. As políticas e diretrizes da organização são construídas no nível estratégico, pois são diretrizes institucionais que orientam a distribuição formal do poder dentro da empresa, procedimentos de rotina que orientam os processos e as atividades que levam a cumprir os objetivos de caráter definitivo. Logo, é uma ação típica do nível estratégico. Assim como o recrutamento, as ações de desenvolvimento estão vinculadas às necessidades dos departamentos, setores etc. É, portanto, uma ação típica do nível tático. Da mesma forma como o recrutamento e o treinamento, a remuneração é integrante do conjunto de práticas de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas (departamento ou área de gestão). Logo, uma ação típica do nível tático. Então, temos: níveis estratégico, tático e tático (não é nossa resposta).
c) motivação, recrutamento e definição de políticas de gestão. Para não repetir, já sabemos que motivação, recrutamento e definição de políticas de gestão são, respectivamente, ações típicas dos níveis estratégico, tático e estratégico. Então, temos: níveis estratégico, tático e estratégico (não é nossa resposta).
d) controle de horários, definição de políticas de gestão e recrutamento. O controle de horários é afeto a cada colaborador, geralmente a cargo da chefia imediata, ou seja, de competência do nível operacional. Assim, uma ação típica do nível operacional. A definição de políticas e o recrutamento são, respectivamente, ações dos níveis estratégico e tático. Então, temos: níveis operacional, estratégico e tático (não é nossa resposta).
e) motivação, treinamento e controle de horários.  A motivação é ação de nível estratégico; o treinamento, de nível tático; e o controle de horários, de nível operacional. Então, temos: níveis estratégico, tático e operacional (é nossa resposta).

GABARITO: E.

Administração. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS - PROCESSO ADMINISTRATIVO



(CESPE - Oficial de Controle Externo (TCE-RS)/Classe A/Oficial Instrutivo/2013)
A respeito do processo administrativo relacionado às funções, estrutura e cultura organizacionais, julgue o item subsequente.
O planejamento, como função administrativa, envolve a identificação, a análise, a ordenação e o agrupamento das atividades e recursos, visando ao alcance de resultados.
Comentário:
O item está ERRADO.

A organização, como função administrativa, envolve a identificação, a análise, a ordenação e o agrupamento das atividades e recursos, visando ao alcance de resultados.
A expressão "organização", como função administrativa e parte integrante do processo administrativo, significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer suas atribuições e as relações entre eles. Ainda, a organização é o processo de criar uma estrutura organizacional estável e dinâmica, por meio da qual se define o trabalho que as pessoas devem realizar. Essa estrutura é a chamada estrutura organizacional. Neste contexto, toda organização apresenta uma estrutura, algumas mais complexas, outras menos. O resultado desse processo de criação é a divisão de um todo em partes, considerando-se um conjunto de critérios ou princípios de classificação. Portanto, em termos organizacionais, podemos estabelecer sua estrutura definindo com precisão as responsabilidades - obrigações, funções, papéis, deveres e tarefas que pessoas ou grupos têm -, a autoridade - refere-se ao poder de decisão investido em uma pessoa ou grupo - e a estrutura de comunicação disponível - a interligação das unidades de trabalho, possibilitando uma ação coordenada.

Administração. COMUNICAÇÃO - HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO



(FCC - 2006 - ARCE - Analista de Regulação - Administrador )
Na linguagem verbal há habilidades de comunicação codificadoras e decodificadoras. São decodificadoras as habilidades de:
a) leitura e audição
b) escrita e a palavra
c) leitura e escrita
d) audição e a palavra
e) leitura e a palavra

Resposta: A
HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO:
codificadoras: escrita e palavra.
decodificadoras: leitura e audição

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Informática. SEGURANÇA - SANDBOX



(CESPE – MTE – Contador - 2014)  O navegador Google Chrome  possui uma camada nativa de proteção extra (sandbox)  que é atualizada periodicamente. Como medida de segurança, não é possível ao usuário permitir que os plug-ins fora da sandbox acessem diretamente seu computador.

Alguns navegadores modernos, como o Chrome e o Internet Explorer, são desenvolvidos com uma camada extra de proteção, conhecida como "sandbox". A sandbox de um navegador cria um ambiente fechado para evitar que um malware e outras ameaças de segurança infectem seu computador. Se você abrir uma página maliciosa, a sandbox do navegador impede que códigos maliciosos deixem o navegador e se instalem em seu disco rígido. Dessa forma, o código malicioso não poderá ler, alterar ou causar quaisquer danos aos dados em seu computador.
Contudo, se algum plug-in estiver fora da sandbox, isso quer dizer que o plug-in não está trabalhando nessa área de proteção, e sim diretamente com o computador.

resposta: Errado!

Informática. EXCEL - REFERÊNCIA ABSOLUTA



(FGV – SEFIN/RO – Contador – 2018) A planilha MS Excel contém: – nas células A1, A2, A3. A4 e A5, respectivamente, os valores 10, 20, 30, 40 e 50, e – na célula B4, a fórmula “=$A$1 + A2”. Se a célula B4 for copiada e colada na célula C6 (ctrl+C e ctrl+V), o valor exibido na célula de destino será:

(A) 20.
(B) 30.
(C) 40.
(D) 50.
(E) 60.

Comentários: Quando a fórmula é copiada de B4 para C6, A PRINCÍPIO, deslocamos os elementos da fórmula duas células para baixo e uma para a direita. Mas $A$1 possui referência absoluta, logo, apenas deslocamos A2 para B4. A1+B4 = 10+30 (lembre-se que B4 é igual a A1+A2 = 10+20) = 40.

Resposta certa: C

Informática. EXCEL - FORMATAÇÃO CONDICIONAL



(FGV – SEFIN/RO – Técnico – 2018) João recebeu uma lista com milhares de CPFs, nomes e endereços por meio de uma planilha MS Excel. Entretanto, há duplicações de nomes e/ou CPFs indesejadas na lista, e João precisa identificá-las, analisá-las e eliminá-las.
Assinale a opção que indica o recurso do MS Excel que permite a identificação imediata das duplicações.

(A) Classificar
(B) Controlar alterações
(C) Formatação condicional
(D) Localizar e selecionar
(E) Validação de dados

Resposta: C
Utilizando a Formatação Condicional para destacar um registro, IMEDIATAMENTE você visualiza os registros duplicados.

Informática. FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO - BIT E BYTE



A menor unidade de informação armazenável em um computador é o byte, suficiente, em muitos casos, para armazenar um caractere.

Errado. A menor unidade de informação é o BIT, que armazena o valor de zero ou um no sistema binário. A combinação de cada 8 bits produz 1 byte, que é um caractere, um número, um símbolo, etc... Os BITS são sinais elétricos como ligado e desligado e são referenciados na hora de medir as transmissões de dados, como acesso a rede, velocidade de transmissão do USB, Bluetooth etc... Os bytes são referenciados nas informações sobre armazenamento de dados, como tamanho do arquivo, capacidade de HD, memória etc...

Informática. WINDOWS - ARQUIVOS



No Windows Explorer, ao se efetuar a ação de mover um arquivo que esteja aberto, de uma pasta para outra, esse arquivo é automaticamente salvo, fechado e, em seguida, transferido para a pasta de destino.

Errado. Não é possível renomear um arquivo aberto (exceto arquivos TXT). Não é possível mover um arquivo que está aberto, como sugerido pela questão. É possível copiar um arquivo para outra pasta, mesmo estando ele aberto, entretanto, a cópia será idêntica ao arquivo que já está em disco. Alguma alteração realizada durante a sessão, enquanto ele está aberto, não será considerada. Portanto: copiar sim, mover, renomear e excluir uma arquivo aberto, não.

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Gramática. SINTAXE - OBJETO DIRETO E INDIRETO



“Em 1964, o cineasta Stanley Kubrick lançava o filme Dr. Strangelove. Nele, um oficial norte-americano ordena um bombardeio nuclear à União Soviética e comete suicídio em seguida, levando consigo o código para cancelar o bombardeio.

” A expressão “à União Soviética” (ℓ.3) é complemento da forma verbal“ordena” (ℓ. 2).

ERRADO. A expressão “à União Soviética” é, na verdade, complemento nominal do substantivo “bombardeio”. Observe-se que a forma verbal “ordena” até poderia ser VTDI, exigindo dois complementos. Porém, contextualmente, o termo que representa semanticamente o destinatário da ordem não é “à União Soviética”, e sim, implicitamente, um subordinado do oficial que ordena o bombardeio.

Gramática. SINTAXE - OBJETO INDIRETO



“Machado pode ser considerado, no contexto histórico em que surgiu, um espanto e um milagre, mas o que me encanta de forma mais particular é o fato de que ele estava, o tempo todo, pregando peças nos leitores e nele mesmo.”

O pronome ‘me’ (ℓ.2) funciona como complemento indireto da forma verbal “encanta” (ℓ.6).

ERRADO. Observe-se que no trecho “mas o que me encanta de forma mais particular” a forma verbal sublinhada é VTD; exige, portanto, um objeto direto. Logo, o pronome “me” não pode ser objeto indireto contextualmente. Sabe-se que vos, se, nos, te, me podem funcionar como objeto direto ou indireto, mas quem define a função deles é o verbo.

Gramática. SINTAXE - OBJETO DIRETO



“Além das estatísticas, o autor revela as histórias trágicas que os dados frios não mostram, como as crianças abandonadas pelas famílias nas ruas de Kinshasa (Congo), por serem consideradas “feiticeiras”, ou a nuvem de gás letal expelida pela fábrica da Union Carbide na Índia, que causou a morte de aproximadamente 22 mil habitantes de barracos nos arredores da unidade da empresa, que não tinham informação sobre os riscos ou opção de morar em outro local.”

Na linha 1, a expressão “os dados frios” é objeto direto do verbo “mostram”.

ERRADO. No trecho “Além das estatísticas, o autor revela as histórias trágicas que os dados frios não mostram...”, a expressão “os dados frios” não funciona como objeto direto, e sim como sujeito. Observe-se que o termo que complementa semanticamente a forma verbal “mostram” é a expressão “as histórias trágicas”, substituída sintaticamente pelo pronome relativo “que”.

Gramática. SINTAXE - PREDICATIVO DO SUJEITO



“Os números são semelhantes aos relacionados aos furtos, roubos e ameaças."

No trecho “Os números são semelhantes aos relacionados aos furtos, roubos e ameaças”, o termo “números” é predicativo do sujeito.

ERRADO. Claramente o substantivo “números” funciona como sujeito da forma verbal “são”. O predicativo é o termo adjetivo “semelhantes”.

Gramática. SINTAXE - APOSTO




“O poluente associado à maior probabilidade de morte dos fetos é o monóxido de carbono (CO), um gás sem cor nem cheiro que resulta da queima incompleta dos combustíveis.”

O trecho “um gás sem cor nem cheiro que resulta da queima incompleta dos combustíveis” (ℓ.2-3) exerce a função de aposto.

CERTO. O aposto é um termo substantivo de natureza explicativa, que equivale a outro termo substantivo geralmente anterior. Quando explicativo, o aposto é separado do termo a que se refere por vírgula, travessão, dois pontos ou parênteses. Observe-se que a expressão “um gás sem cor nem cheiro que resulta da queima incompleta dos combustíveis” está separada por vírgula e equivale ao termo anterior “monóxido de carbono”.