quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Informática. LINUX - TAR



Caso se deseje reduzir o tamanho de um arquivo no Linux é suficiente utilizar o software de compactação TAR. 

Errado. O formato TAR não compacta arquivos, apenas empacota, guardando em um único arquivo vários outros.

Informática. WINDOWS - DESFRAGMENTADOR



A execução periódica do desfragmentador de disco é uma prática que permite eliminar os arquivos desnecessários do computador e gerar, dessa forma, mais espaço em disco. 

Errado. O aplicativo Desfragmentador de Disco é utilizado para organização das unidades de alocação (clusters) em setores e trilhas sequenciais, facilitando o acesso aos dados pelo computador, agilizando o carregamento para a memória RAM e melhorando a performance global. A ação proposta pela questão é realizada pela Limpeza de disco.

Informática. EXCEL - AGORA()



No Excel a função AGORA() permite obter a data e hora do sistema operacional.

Certo. A função AGORA dá como resultado o dia e a hora atuais. É só digitar =AGORA() em uma célula qualquer que, ao apertar Enter, aparecerá a data e a hora.

Informática. WINDOWS - REMOVER PROGRAMAS



Para adicionar ou remover programas do Windows, é fundamental que tal opção seja executada por meio do item Adicionar ou Remover Programas, presente no Painel de Controle. Portanto não é recomendado simplesmente apagar a pasta ou diretório onde esta localizado o programa no HD da máquina.

Certo. Quando um aplicativo é instalado, varios arquivos são copiados em vários locais do computador, como na pasta WINDOWS/SYSTEM32  além da inclusão de entradas no Registro Windows. Deletar a pasta do programa em Program Files não remove o aplicativo corretamente. Apenas remove parte dele.  

Informática. WINDOWS - BLOCO DE NOTAS



Arquivos no formato txt têm seu conteúdo representado em ASCII ou UNICODE, podendo conter letras, números e imagens formatadas. São arquivos que podem ser abertos por editores de textos simples como o bloco de notas ou por editores como o Word do Microsoft Office ou o Writer do BR Office.

Errado. O erro na questão está em afirmar que estes arquivos podem possuir imagens em seu conteúdo.

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Gramática. ORTOGRAFIA - LETRA S



“Entre os novos tipos de profissional que hoje mais despertam interesse nas empresas estão também: o arquiteto da informação, responsável por organizar o conteúdo dos sítios para que as pessoas encontrem as informações com facilidade e façam suas compras na rede sem que esse seja um processo demorado demais; o cientista do exercício, que elabora um plano completo de prevenção de doenças, no qual se incluem programas de condicionamento físico, para clientes de planos de saúde e para empregados de empresas...”

A palavra “prevenção” (ℓ.5) se escreve com “ç”, da mesma forma que “correção”, “precaução” e “compreenção”. 

ERRADO. “Compreenção” se escreve com “s” – Compreensão.

Gramática. ORTOGRAFIA - LETRA Z




“Em linhas gerais, as sugestões, recomendações e alterações propostas pela Comissão buscaram complementar as informações disponibilisadas e padronizar o processo de acompanhamento das metas de modo que se atenuasse os aspectos de subjetividade presente nos processos de mensuração de resultados.”

O erro de grafia presente no parágrafo, ainda que não comprometa a compreensão do trecho, deve ser corrigido. 

CERTO. O erro de grafia presente no texto é o da palavra “disponibilisadas”. Veja-se que o verbo disponibilizar é grafado com “z”, portanto o particípio de tal verbo também deve ser escrito com “z”. Realmente tal erro não compromete a compreensão do texto. Mesmo assim, deve ser corrigido.

Gramática. FONOLOGIA - HÍFEN



“A preocupação é pertinente porque em todo o mundo graves problemas vêm-se instalando e demandando dos governos novos mecanismos de avaliação para a incorporação tecnológica na assistência médica de alta complexidade e de alto custo em geral.”

Em “vêm-se” (ℓ.1), a substituição do hífen por espaço provoca erro gramatical, por deixar o pronome átono sem apoio sintático.

ERRADO. De fato, as gramáticas mais antigas condenavam o uso de pronome átonos soltos entre dois verbos. Atualmente, porém, conforme Celso Cunha, não há esse impedimento. Portanto, a colocação estaria correta sem hífen.

Gramática. MORFOLOGIA - CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA


“Às vezes, eles discutiam na hora do jantar; na verdade, minha mãe brigava com ele, que ficava calado; se ela não parava de brigar, ele se levantava da mesa e saía para a rua.”
De acordo com o texto, relativamente às suas estruturas linguísticas. No trecho “se ela não parava de brigar” (ℓ.2), o pronome “se” está anteposto ao sujeito devido à presença do advérbio de negação.

ERRADO. Observe-se que, neste caso, a partícula “se” não é um pronome, e sim uma conjunção subordinativa condicional (equivale à conjunção caso). Logo, não há que se falar em fatores de atração quando não houver o emprego de pronomes pessoais oblíquos átonos.

Gramática. SINTAXE - PRÓCLISE



“As ruas não se deixam modelar pela sinuosidade e pelas asperezas do solo: impõem-lhes antes o acento voluntário da linha reta.”
Preservam-se a correção gramatical e a coerência textual ao se deslocar o pronome átono, em “se deixam” (ℓ.1), para depois do verbo, escrevendo: deixam-se.

ERRADO. Observe-se que em “As ruas não se deixam modelar...”, o advérbio de negação “não” é um fator de atração para a próclise – colocação do pronome átono antes do verbo. Portanto, a próclise é obrigatória no contexto.

domingo, 25 de agosto de 2019

Direito Constitucional. INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL - NÃO-INTERPRETATIVISTA




(CESPE/TRT-17ª/2009) A corrente que nega a possibilidade de o juiz, na interpretação constitucional, criar o direito e, valendo-se de valores substantivos, ir além do que o texto lhe permitir é chamada pela doutrina de não-interpretativista.

Errado. Embora o nome possa induzir ao contrário, na corrente interpretativista é onde o juiz possui menor autonomia para exercer a atividade interpretativa, ele não pode transcender os limites do texto legal. Já na corrente não-interpretativista, é onde o juiz possui uma maior autonomia para ir além texto e empregar valores pessoais, substantivos, na atividade interpretativa.

Direito Constitucional. INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL - UNIDADE DA CONSTITUIÇÃO



(CESPE/ANATEL/2009) O princípio da unidade da Constituição considera essa Carta em sua totalidade, buscando harmonizá-la para uma visão de normas não isoladas, mas como preceitos integrados em um sistema unitário de regras e princípios.

Correto. Por tal princípio, não há contradições no texto constitucional, já que ele forma um corpo único, assim, o que ocorre são apenas "aparentes" contradições, que devem ser dissipadas pelo intérprete ao analisar o texto em conjunto.

Direito Constitucional. INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL - MÁXIMA EFETIVIDADE



(CESPE/ANATEL/2009) O princípio da máxima efetividade visa interpretar a CF no sentido de atribuir à norma constitucional a maior efetividade possível, ou seja, deve-se atribuir a uma norma constitucional o sentido que lhe dê maior eficácia.

Correto. O princípio da máxima efetividade deriva do princípio da força normativa da Constituição, considerado por alguns até mesmo como um sub-princípio. Este princípio orienta o intérprete a tornar a norma constitucional mais densa, alcançando ao máximo sua efetiva aplicação.

Direito Constitucional. INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL - MUTAÇÕES CONSTITUCIONAIS




(CESPE/ANATEL/2009) Mutações constitucionais são alterações no texto da CF decorrentes de novos cenários na ordem econômica, social e cultural do país.

Errado. A mutação é um processo informal de mudança do teor constitucional que é oriundo de novas interpretações que os aplicadores da norma passam a dar para o seu texto, sem, no entanto, modificá-lo.

Direito Constitucional. SUPREMACIA DA CONSTITUIÇÃO - CONSTITUIÇÃO



(CESPE/Auditor-TCU/2009) Pelo princípio da supremacia da Constituição, constata-se que as normas constitucionais estão no vértice do sistema jurídico nacional, e que a elas compete, entre outras matérias, disciplinar a estrutura e a organização dos órgãos do Estado.

Correto. A Constituição é um instrumento de organização política do Estado e de limitação do poder estatal face aos particulares. Desta forma, está perfeito se falar que cabe à constituição, entre outras coisas, disciplinar a estrutura e a organização dos órgãos do Estado.

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Informática. INTERNET - CLOUDSTORAGE



O cloudstorage é um serviço de aluguel de espaço em disco via internet, no qual as empresas pagam pelo espaço utilizado, pela quantidade de dados trafegados, tanto para download quanto para upload.

Certo. O cloudstorage é o armazenamento online de dados na nuvem. Exemplos: Google Drive, Dropbox, Skydrive, Mediafire, iCloud entre outros.

Informática. WINDOWS - WINDOWS UPDATE



A partir da opção Sistema e Segurança, o usuário pode visualizar as configurações de atualizações automáticas (Windows Update).

Certo. O Windows Update, que antes era um website, passou a ser um item do Sistema Operacional, permitindo atualizações de segurança, correções e implementações.

Informática. INTERNET - ADSL



Um modem ADSL permite que, em um mesmo canal de comunicação, trafeguem sinais simultâneos de dados de voz. Por isso com apenas uma linha telefônica, um usuário pode acessar a Internet e telefonar ao mesmo tempo.

Certo. Por meio do ADSL se pode acessar a Internet em alta velocidade por meio da estrutura física da linha telefônica, deixando a linha livre para ser usada normalmente.

Informática. NAVEGADORES - LINUX



Para navegar nas páginas da Internet, é necessário um browser como o Samba Navigator, disponível para Windows ou Internet Explorer.  Ambos se comunicam com servidores web e o Samba Navigator, por ser mais recente, tem a capacidade de trabalhar também com outros protocolos de transferência de arquivos como o FTP e o HTTPS.

Errado. O Samba e um servidor Linux que permite o compartilhamento de dados com computadores Windows. Não existe Samba Navigator.

Informática. INTERNET - OUTLOOK



O Outlook tem a capacidade de armazenar os dados referentes a mensagens de email em um compuatdor local, utilizando os arquivos .pst.

Certo. PST é a extensão do arquivo da pasta particular. A pasta contém vários emails ou subpastas.

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Gramática. SINTAXE - CONCORDÂNCIA



“Do número, que é a base da razão e do entendimento, surge outra noção de indiscutível importância: é a noção de medida. Medir é comparar. Só são, entretanto, suscetíveis de medida as grandezas que admitem um elemento como base de comparação. Será possível medir-se a extensão do espaço? De modo nenhum.”

Respeitando-se as normas gramaticais, seria possível reescrever o período iniciado com “Só” (ℓ.2), flexionando-se a palavra “grandezas” (ℓ.3) no singular, da seguinte forma: Só são, entretanto, suscetíveis de medida a grandeza que admite um elemento como base de comparação.

ERRADO. Observe-se que a alteração do vocábulo “grandezas” para o singular provocaria erro de concordância verbal e nominal. A forma verbal “são” e o adjetivo “suscetíveis” estão no plural para concordar com “grandezas”. Logo, se tal palavra estivesse no singular, tanto o verbo quanto o adjetivo citados deveriam ficar no singular.

Gramática. SINTAXE - CONCORDÂNCIA


“O importante é que isso indica que os egípcios tinham conhecimento da relação de causa e efeito de cada produto e aplicavam a ciência da farmacêutica, que visa à cura pela mudança interna do corpo ativada por meio de substâncias terapêuticas.”

A flexão de feminino singular no adjetivo “ativada” (ℓ.3) deve-se à sua associação com “ciência da farmacêutica” (ℓ.2), expressão com a qual aquele adjetivo estabelece relação de concordância.

ERRADO. O adjetivo “ativada” estabelece concordância com o substantivo “cura” e não com “ciência da farmacêutica”.

Gramática. MORFOLOGIA - INFINITIVO PESSOAL


“E, muito importante, não faria sentido vivermos, estudarmos e trabalharmos em conjunto se não pudéssemos estabelecer alguma – ou muita – confiança nas pessoas que estão conosco nessa jornada.”

 A organização da textualidade mantém a coerência entre os argumentos, bem como o respeito às regras gramaticais, ao se usar viver, estudar e trabalhar em lugar de “vivermos, estudarmos e trabalharmos” (ℓ.1).

CERTO. As formas verbais “vivermos”, “estudarmos” e “trabalharmos” pertencem ao infinitivo pessoal. Sabe-se que o infinitivo é uma forma nominal do verbo, ou seja, uma forma verbal que não exprime ideia de tempo, assemelhando-se aos substantivos. Quando o infinitivo tem um sujeito expresso, é chamado de pessoal. Quando não possui sujeito e expressa simplesmente uma ação ou processo em si mesmo, o infinitivo é chamado de impessoal, ou seja, sem sujeito. O uso das formas impessoais viver, estudar e trabalhar não causaria erro gramatical nem incoerência textual (ausência de lógica). Haveria uma pequena alteração semântica, uma vez que o foco sairia do sujeito para o verbo, mas isso não provoca incoerência gramatical ou textual.

Gramática. MORFOLOGIA - INFINITIVO IMPESSOAL


“Aceitar que somos indeterminados naturalmente, que seremos lapidados pela educação e pela cultura, que disso decorrem diferenças relevantes e irredutíveis aos genes é muito difícil. Significa aceitarmos que há algo muito precário na condição humana.”

A substituição da primeira pessoa do plural em “aceitarmos” (ℓ.3) pela forma correspondente não-flexionada, aceitar, manteria coerente a argumentação, mas provocaria incorreção gramatical.

ERRADO. Não haveria incorreção gramatical. A forma verbal “aceitarmos” representa o infinito flexionado, cujo sujeito seria o pronome nós. Caso substituíssemos essa forma verbal por aceitar, estaríamos utilizando o infinitivo impessoal – outra forma possível da Língua. Isso não constitui erro. Demonstra apenas a intenção do autor de destacar ou não o sujeito.

Gramática. SINTAXE - VOZ PASSIVA SINTÉTICA


Art. 2º. Só se dará prosseguimento aos pedidos de prorrogação quando em conformidade com a lei;

Para que o trecho de documento acima atenda às normas de redação de documentos oficiais, é necessário que se substitua “dará” (ℓ.1) por darão, para atender às regras gramaticais da norma de padrão culto.

ERRADO “Só  se dará prosseguimento...” representa a voz passiva sintética. Sabe-se que em tal voz o sujeito é o termo que funcionaria como objeto direto, no caso “prosseguimento”. Como esse termo está no singular, o verbo também deverá ficar no singular. Observe-se que o examinador tenta induzir o candidato ao erro, levando a estabelecer a concordância com o complemento preposicionado “aos pedidos”.