domingo, 7 de agosto de 2016

Informática. PRAGAS VIRTUAIS



Vírus: São programas desenvolvidos com fins maliciosos. Pode-se encontrar algumas semelhanças de um vírus de computador com um vírus orgânico. Assim como ambos necessitam de um sistema ou um programa hospedeiro, o vírus de computador é capaz de se propagar de forma quase insuspeita e, tal como a gravidade dos vírus dos seres humanos – que variam de uma gripe de 24 horas a um ebola, os vírus de computador também variam desde uma pequena inconveniência a um elevado grau de destrutividade.

Objetivo: O vírus se instala no computador com o objetivo de prejudicar o seu desempenho, destruir arquivos e se espalhar para outros computadores. Pessoas mal intencionadas podem usar essas brechas para vasculhar o computador e roubar dados, como senhas de banco e números de cartão de crédito.

Contaminação: A maioria das contaminações ocorre pela ação do usuário, executando o arquivo infectado recebido como um anexo de um email. A contaminação também pode ocorrer por meio de arquivos infectados em pendrives ou CDs. A segunda causa de contaminação é por Sistema Operacional desatualizado, sem correções de segurança, que poderiam corrigir vulnerabilidades conhecidas dos sistemas operacionais ou aplicativos, que poderiam causar o recebimento e execução do vírus inadvertidamente. Ainda existem alguns tipos de vírus que permanecem ocultos em determinadas horas, entrando em execução em horas especificas.

Tipos de Pragas Virtuais 
- Vírus
- Cavalo-de-Troia
- Worms
- SPAM
- Phishing
- SCAM
- Spyreware
- Adware
- Trojan

Pragas_Virtuais