sexta-feira, 5 de agosto de 2016
Direito Administrativo. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA BUROCRACIA
Dentre as principais vantagens que a Burocracia trouxe, podemos citar:
Modelo lógico: O predomínio de uma lógica científica sobre uma lógica da intuição, do “achismo”;
Redução dos favoritismos: A redução dos favoritismos e das práticas clientelistas;
Modelo de regras: Uma mentalidade mais democrática, que possibilitou igualdade de oportunidades e tratamento baseado em leis e regras aplicáveis a todos.
Perspectiva de Crescimento: A formalização na burocracia é tão organizada que atinge também questões como plano de carreira. Se existem regras e critérios claramente definidos existirá muito mais perspectiva de se desenvolver e crescer na profissão. Um grande problema nas empresas hoje em dia é que os critérios para se manter e principalmente subir na carreira não são absolutamente definidos.
Hoje em dia, o termo Burocracia virou sinônimo de ineficiência e lentidão, pois conhecemos os defeitos do modelo (que chamamos de disfunções da Burocracia), mas ele foi um passo adiante na sua época! Na Burocracia, existe uma desconfiança extrema em relação às pessoas, portanto são desenvolvidos controles dos processos e dos procedimentos, de forma a evitar os desvios. Ou seja, os funcionários têm pouca discricionariedade, ou liberdade de escolha da melhor estratégia, para resolver um problema ou atender seus clientes! Deste modo, existe uma grande preocupação em criar critérios e processos que estabeleçam o método correto de se agir.
As principais disfunções da Burocracia são:
Dificuldade de resposta às mudanças no meio externo: visão voltada excessivamente para as questões internas (sistema fechado, ou seja, auto referente, com a preocupação não nas necessidades dos clientes, mas nas necessidades internas da própria burocracia).
Rigidez e apreço extremo às regras: o controle é sobre procedimentos e não sobre resultados, levando à falta de criatividade e ineficiências.
Perda da visão global da organização: a divisão de trabalho pode levar a que os funcionários não tenham mais a compreensão da importância de seu trabalho nem quais são as necessidades dos clientes ou dos outros órgãos da instituição.
Lentidão no processo decisório: hierarquia, formalidade, centralização e falta de confiança nos funcionários levam a uma demora na tomada de decisões importantes.
Excessiva formalização: em um ambiente de mudanças rápidas, não se consegue padronizar e formalizar todos os procedimentos e tarefas, gerando uma dificuldade da organização de se adaptar a novas demandas. A formalização também dificulta o fluxo de informações dentro da empresa.
Na nossa realidade nenhum modelo existiu isoladamente, mas conviveram e convivem juntos. No nosso contexto atual, temos ainda aspectos presentes que são heranças do patrimonialismo (nomeações em cargos de confiança), aspectos da teoria da burocracia (concursos públicos e noção de carreira, entre outros) e aspectos do modelo gerencial.
OBS: As provas sempre trarão estas questões que envolvem vantagens e desvantagens de determinadas escolas da administração. Nestes casos sempre desenvolva um pensamento dedutivo e lógico a respeito do que for pedido. Esqueça a "decoreba". A dedução das vantagens da burocracia é muito simples. Vamos lá. Parta do ponto principal que são as regras. Se existe regra não existe "achismos". Não existirá também favoritismos, pois a competência dos funcionários e sua ascensão é definida por regras pré-estabelecidas. Existirá também muito mais perspectiva de crescimento já que os critérios para o plano de carreira estão absolutamente bem definidos, só cabe ao funcionário executá-los da forma como é pedido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário