domingo, 7 de agosto de 2016
Gramática. CORRELAÇÃO VERBAL
Correlações verbais corretas: A seguir, veja alguns casos em que os tempos verbais são concordantes:
- presente do indicativo + presente do subjuntivo: Exijo que você faça o dever.
- presente do indicativo + pretérito perfeito composto do subjuntivo: Espero que ele tenha feito o dever.
- pretérito perfeito do indicativo + pretérito imperfeito do subjuntivo: Exigi que ele fizesse o dever.
- pretérito imperfeito do indicativo + pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo: Queria que ele tivesse feito o dever.
- pretérito imperfeito do subjuntivo + futuro do pretérito do indicativo: Se você fizesse o dever, eu leria suas respostas.
- pretérito mais-que-perfeito composto do subjuntivo + futuro do pretérito composto do indicativo: Se você tivesse feito o dever, eu teria lido suas respostas.
- futuro do subjuntivo + futuro do presente do indicativo: Quando você fizer o dever, dormirei. Se você fizer o dever, eu ficarei feliz.
- futuro do subjuntivo + futuro do presente composto do indicativo: Quando você fizer o dever, já terei dormido.
OBS: A lista de correlações verbais é grande. Porém vemos alguns padrões que ajudam na memorização e entendimento dos conceitos. Orações que começam com verbos no futuro deverão sempre ter correlação com verbos também no futuro. Já orações que começam no pretérito pedem correlação com o futuro e com o próprio pretérito. Por fim o presente vai ter correlação com o pretérito ou o próprio presente. O padrão é este. Tudo que fugir disso está errado. Então lembre-se se começou com futuro nunca poderá ser complementado pelo passado ou presente. Se começou com presente nunca terá por complemento o futuro e assim por diante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário