terça-feira, 25 de junho de 2019

Direito Administrativo. CONCEITO, PRINCÍPIOS FONTES - PRESUNÇÃO DE VERACIDADE



(CESPE/DPF/Escrivão/2009) O princípio da presunção de legitimidade ou de veracidade retrata a presunção absoluta de que os atos praticados pela administração pública são verdadeiros e estão em consonância com as normas legais pertinentes.

Errado. Presunção de legitimidade e de veracidade não são expressões sinônimas, legitimidade quer dizer que o ato foi praticado em conformidade com a lei e o Direito, já a veracidade em conformidade com os fatos. Ao contrário do que foi afirmado na questão, essa presunção não é absoluta, mas relativa, podendo ser questionada pelo administrado.

Direito Administrativo. CONCEITO, PRINCÍPIOS FONTES - PRINCÍPIO DA LEGALIDADE



(CESPE/TJ-RJ/Técnico/2008) Enquanto na administração particular é lícito fazer tudo o que a lei não proíbe, na administração pública só é permitido ao agente fazer o que a lei autoriza.

Correto. De acordo com o princípio da legalidade, a vontade da Administração é a vontade única da lei. Assim, cabe à Administração agir segundo a lei, jamais contra a lei ou além da lei; caso contrário, seu ato será declarado nulo ou ilegal.

Direito Administrativo. CONCEITO, PRINCÍPIOS FONTES - PRINCÍPIO DA FINALIDADE



(CESPE/TJ-RJ/Analista/2008) A violação ao princípio da finalidade não gera o chamado abuso de poder, que é aplicado nos casos em que o ato administrativo é praticado por agente incompetente.

Errado. Excesso de poder e desvio de poder não se confundem. A finalidade dos atos administrativos é o atendimento ao interesse público. Se o administrador praticar um ato administrativo com um fim diverso, ele estará agindo com desvio de poder ou de finalidade. Ao contrário, quando esse mesmo administrador pratica um ato além do limite da sua competência, ele estará agindo com excesso de poder.

Direito Administrativo. CONCEITO, PRINCÍPIOS FONTES - PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE



(CESPE/Bombeiros-DF/2007) Com fundamento no princípio da proporcionalidade, a sanção por ato de improbidade administrativa deve ser fixada com base na extensão do dano causado e no proveito patrimonial obtido pelo agente.

Correto. A proporcionalidade das penas vale não só para as condutas caracterizadas como ímprobas, mas para todos os tipos de punições previstas em nossa ordem jurídica, as quais, portanto, precisam ser dosadas de acordo com a gravidade da conduta do infrator.

Direito Administrativo. CONCEITO, PRINCÍPIOS FONTES - PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA



(CESPE/PC-RN/2009) O núcleo do princípio da publicidade é a procura da economicidade e da produtividade, o que exige a redução dos desperdícios do dinheiro público, bem como impõe a execução dos serviços com presteza e rendimento funcional.

Errado. O incremento de produtividade e de economia de recursos públicos tem estreita ligação com princípio da eficiência, e não, com a publicidade.

terça-feira, 11 de junho de 2019

Gramática. MORFOLOGIA - VERBO PRONOMINAL



“Stroibus tornou-se a esperança da cidade e do mundo.”

No trecho “Stroibus tornou-se a esperança da cidade e do mundo” (ℓ.1),o verbo foi empregado em sua forma pronominal, cujo significado é converter-se, transformar-se, fazer-se.

CERTO. A forma verbal “tornar-se”(verbo de ligação) é, sim, pronominal. Isso significa que a partícula ‘se’ é classificada como parte integrante do verbo. Semanticamente, o verbo tornar-se tem o sentido de converter-se, transformar-se, fazer-se. Não se pode confundir parte integrante com pronome reflexivo. O pronome reflexivo só acompanha verbos transitivos, e não verbos de ligação ou intransitivos, como ocorre com a parte integrante.

Gramática. MORFOLOGIA - VOZ REFLEXIVA



“Durante o governo de Fernando Collor de Mello, entre 1990 e 1992, procedeu-se à demolição instantânea dos conceitos que haviam alimentado durante décadas os impulsos da diplomacia:”

Em “procedeu-se” (ℓ.1), o termo “-se” indica voz reflexiva.

ERRADO. Para que a forma verbal esteja na voz reflexiva, é necessário que o sujeito possa efetuar uma ação sobre si mesmo. Além disso, a partícula se deve ser substituída pela expressão si mesmo, preposicionada: a si mesmo, em si mesmo, de si mesmo etc. A partícula se, nesta questão, classifica-se como índice de indeterminação do sujeito. Observe-se que há impessoalidade e que a forma verbal “procedeu” é transitiva indireta.

Para memorizar a voz ativa, passiva e reflexiva basta se focar no sujeito. Ele pode praticar a ação, sofrer a ação ou praticar e receber a ação ao mesmo tempo.

Voz Ativa: A menina alimentou o animal.

Voz Passiva: O animal foi alimentado pela menina.

Voz Reflexiva: A menina penteou-se.








Gramática. MORFOLOGIA - VOZ PASSIVA



“Como nada ainda deu certo no planeta, a internacionalização só será aceitável quando se cumprirem duas premissas.”

 Preservam-se a correção gramatical e a coerência da argumentação do texto ao se substituir a expressão “se cumprirem” (ℓ.2) por forem cumpridas.

CERTO. Na oração “(...) quando se cumprirem duas premissas”, a partícula se classifica-se como pronome apassivador. A oração, portanto, está na voz passiva sintética. O que a questão propõe é que se transforme a voz passiva sintética em analítica. Logo, a substituição sugerida está correta: (...) quando forem cumpridas duas premissas.

Gramática. SINTAXE - SUJEITO INDETERMINADO



“Daí decorreu que as relações de interlocução e consulta entre o setor público e os agentes privados, nesse caso, exclusivamente as empresas e associações setoriais diretamente interessadas, se deram quase que exclusivamente ao longo desse eixo de articulação.”

Em “se deram” (ℓ.3), o termo “se” indica sujeito indeterminado.

ERRADO. Claramente se nota que o sujeito da forma verbal “deram” é a expressão as “relações de interlocução e consulta entre o setor público e o privado”. Outra coisa: quando a partícula se funciona como índice de indeterminação do sujeito, o verbo, obrigatoriamente, fica no singular.

Temos o sujeito indeterminado com o verbo na terceira do plural, na terceira do singular acompanhado do pronome se e no infinitivo.


verbo na 3ª do singular + pronome se: 
Precisa-se de mulheres sem frescura.


verbo na 3ª do plural:
Procuraram você por todos os lugares.


verbo no infinitivo impessoal:
Era penoso estudar com aquele cara.


Obs.: quando o verbo está na 3ª pessoa do plural, fazendo referência a elementos explícitos em orações anteriores ou posteriores, o sujeito é determinado. 





Gramática. PONTUAÇÃO - TRAVESSÃO



“A executiva norte-americana Nancy Tennant, responsável pela transformação da Whirlpool – o maior fabricante de utilidades domésticas dos EUA – em um pólo de inovação permanente, esteve no Brasil e falou sobre os desafios de incorporar a inovação ao dia-a-dia dos negócios.”

Os travessões empregados no primeiro parágrafo do texto isolam o comentário pessoal do autor em relação aos fatos descritos.

ERRADO. Os travessões não foram utilizados para isolar comentário pessoal do autor em relação a fatos descritos, e sim uma explicação, para o leitor menos familiarizado com o assunto, sobre uma empresa estadunidense.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Informática. PACOTE OFFICE - ATALHOS WORD 2019




No Microsoft Office Word, qual a tecla de atalho utilizada para recortar uma informação?
Resposta: E

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Informática. INTERNET - DNS


Um servidor DNS permite identificar os endereços de IP de usuários e servidores de Internet, por meio da associação de um conjunto de números com domínios.

Certo. O DNS (Domain Name System) é o serviço responsável por converter uma URL em endereço de IP. Isto é, converte o endereço alfanumérico em endereço numérico para que as páginas possam ser localizadas e abertas pela máquina do solicitante.

Informática. INTERNET - SMTP


O SMTP é um protocolo padrão para envio de mensagens de email que, automaticamente, criptografa todas as mensagens enviadas.

Errado. SMTP realmente é um protocolo de envio de mensagens de e-mail, mas não criptografa automaticamente todas as mensagens enviadas.


Para memorizar os protocolos de rede para concurso basta lembrar que existem apenas três categorias de protocolos: os de arquivos, os de email e os de hipertexto.
Como protocolos de email temos o IMAP e o POP3, ambos de recebimento e o SMTP (de envio).
A transferência de hipertexto é feita pelo HTTP e HTTPS e a transferência de arquivos pelo FTP.






Informática. INTERNET - EMAIL



O email, tal como o serviço de correio convencional, é uma forma de comunicação síncrona.

 Errado. Não é síncrona, pelo contrário, é assíncrona. Você envia uma carta hoje e o destinatário não recebe no mesmo momento do envio. A transmissão síncrona é o comunicador instantâneo ou a vídeo-conferência, quando os interlocutores estão online.

Informática. INTERNET - SMTP


O envio de e-mail é realizado por um servidor de saída que opera a partir do protocolo SMTP, destinado a enviar as mensagens de acordo com o endereço do destinatário. 

Certo. O protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, que se pode traduzir por Protocolo Simples de Transferência de Correio) é o protocolo Standart (padrão, default) que permite transferir mensagens de correio eletrônico por um servidor, que pode ser de um cliente de e-mail a outro, em conexão ponto a ponto.  POP3 e IMAP4 são para o recebimento de e-mails, via cliente de e-mail e via webmail, respectivamente.