terça-feira, 18 de outubro de 2016

Gramática. PRONOMES RELATIVOS E INTERROGATIVOS

Pronomes relativos
Classe de palavras que estabelece uma relação entre uma palavra antecedente que representa e aquilo que a seu respeito vai dizer, ou que estabelece uma relação entre um nome que determina e um antecedente.



a) Qual — vem sempre precedido de artigo: o qual, a qual, os quais as quais.
b) Cujo — expressa posse e concorda sempre em gênero e número com o substantivo que o sucede: Esta senhora, cujo nome desconheço, tem uma reclamação a fazer. Este é o rio Douro cujas águas banham a cidade do Porto.
c) Quanto — tem por antecedentes os pronomes indefinidos todo(a, os, as) e tanto(a, os, as), embora estes estejam omitidos (subentendidos): Emprestei-te quanto dinheiro tinha (antecedente subentendido: tanto).
d ) Quem — refere-se a pessoas e, funcionando como complemento, vem sempre precedido de preposição: Atanagildetina é a mulher a quem eu amo.
e) Onde — refere-se sempre a uma localidade: Esta é a casa onde nasci.


Pronomes interrogativos
Classe de palavras que, substituindo ou acompanhando os nomes, é empregada para formular uma pergunta direta ou indireta.

a) Quanto — pode referir-se a pessoas ou a coisas. Enquanto interrogativo, usa-se em concordância com o substantivo: Quantos irmãos tens? Quero saber quantos irmãos você tem.
b) Qual — pode referir-se a pessoas ou a coisas. Usa-se geralmente como determinante, embora nem sempre junto ao substantivo: Qual foi o filme que viste ontem? Gostaria de saber qual foi o filme que viste ontem.
c) Que — é determinante quando é equivalente a “que espécie de”, podendo referir-se a pessoas ou a coisas: Que livro você está lendo? Quero saber que livro você está lendo. Mas que mulher é esta? Gostaria de saber que mulher é esta.
d) Quem chegou em casa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário