sábado, 15 de outubro de 2016

Como Deduzir e Memorizar as cinco Forças de Porter



O modelo das cinco forças competitivas de Porter permite a identificação e atribuição causal das principais forças que atuam no ambiente competitivo de cada empresa ou organização. Se são forças relacionadas ao mundo dos negócios, então, basta criar uma dedução de tudo que se relaciona a esse assunto e de alguma forma influencia diretamente na estrutura e realidade da empresa. O que se relaciona diretamente e com mais intensidade nas empresas? Se pensarmos um pouco, por intuição, vamos pensar em: clientes, concorrentes e fornecedores.

Com relação aos concorrentes Porter vai analisar três forças que imaginou serem de maior importância dentro dessa relação. A primeira é a ameaça de novos entrantes, ou seja, novas empresas que podem surgir como grandes concorrentes, forçando novas estratégias e adaptações. A segunda é a própria rivalidade em si. Porter acredita que a disputa entre os concorrentes é uma força poderosa e deve ser levada em consideração em todos os planejamentos e decisões que qualquer empresa for tomar. A terceira força são os produtos substitutos, que são capazes de diminuir a fatia de mercado da empresa, forçando novas atitudes e avaliações. Veja que as três forças analisadas têm um ponto em comum que é basicamente: as ações da concorrência. Memorizando apenas "concorrência" já definimos de cara três forças da teoria.  

Para finalizar temos os clientes e fornecedores. É importante ressaltar que não basta lembrar das forças envolvidas, é preciso entender que Porter visa analisar que impacto estes cinco pontos causam no ambiente competitivo de cada empresa ou organização. Após desenvolvida a análise, cada empresa pode identificar suas forças e fraquezas frente a indústria e se posicionar estrategicamente (tomar decisões) de forma a se defender das forças identificadas.

OBS.: Para memorizar as cinco forças basta lembrarmos que elas tratam apenas de clientes, concorrentes e fornecedores. Concorrentes geram três forças principais: ameaça de novos entrantes, rivalidade e a ameaça de produtos substitutos, forçando preços mais baixos, melhora na tecnologia, no atendimento aos clientes etc... A força "clientes", diz respeito a capacidade de barganha destes com as empresas, geralmente forçando a prática de preços mais baixos e a exigência de mais serviços e melhoria da qualidade dos produtos. Já os fornecedores, podem usar como estratégias de barganha o aumento de preços e/ou redução da quantidade de fornecimento de produtos.

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