terça-feira, 7 de junho de 2016
Administração. BARREIRAS Á COMUNICAÇÃO
As barreiras à comunicação (o ruído) são as causadoras das distorções que impedem que uma comunicação seja efetiva. As mais importantes barreiras são:
Filtragem: manipulação da mensagem pela pessoa que envia (fonte), para que seja vista favoravelmente pelo recebedor. Acontece quando um subordinado não quer dar uma má notícia ao chefe ou que “dizer” ao chefe o que ele quer ouvir. Normalmente ocorre quando a fonte e o destinatário estão em níveis hierárquicos diferentes;
Percepção seletiva: as pessoas que recebem a mensagem interpretam as mesmas baseadas em suas necessidades, experiências, motivações e outras características pessoais. Desta forma, se um entrevistador de recrutamento tem um preconceito em relação a estrangeiros, por exemplo, tenderá a interpretar negativamente qualquer mensagem que um angolano venha a dizer.
Excesso de informação: todos temos uma capacidade finita de processar informação. Quando esta capacidade é superada, tendemos a esquecer informações, postergar a comunicação ou ação necessária. Assim, o resultado é perda de informação e uma comunicação com ruído;
Emoções: as emoções que a pessoa que recebe a mensagem está sentindo irão influenciar o modo que ela interpretará a mensagem. Se estivermos felizes tenderemos a ver a mensagem como positiva. Já se estamos depressivos tendemos a ver as coisas de modo negativo, não é mesmo? Desta forma, deixamos de analisar a mensagem objetivamente e usamos nossas emoções, distorcendo o sentido;
Linguagem: A idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo. Quando vamos a um médico e ele usa termos técnicos para nos explicar que doença temos, podemos não entender a mensagem, não é mesmo? O mesmo pode ocorrer quando necessitamos do serviço de um advogado. As pessoas que enviam as mensagens costumam imaginar que todo mundo compreende da mesma forma a sua linguagem, mas isso não é necessariamente verdade.
Apreensão ou ansiosidade: Muitas pessoas sofrem de uma extrema dificuldade de se comunicar. Podem ter dificuldade para falar, escrever, ou as duas coisas. Isto pode ocorrer por: timidez, dificuldade na fala, fobias, etc. Desta forma, tenderão a buscar reduzir ao máximo a sua interação com outras pessoas. Pessoas que não gostam de falar em público ou conversar cara‐a‐cara tenderão a utilizar cartas ou e‐mails quando uma conversa seria o mais indicado.
OBS: Para memorizar lembre de dois pontos:
As questões relacionadas à informação: falta de informação (filtragem), a forma como é passada a informação (linguagem) e excesso de informação.
As questões relacionadas à emoção: comunicação prejudicada pela emoção de quem fala (apreensão ou ansiosidade), comunicação prejudicada pelas emoções da pessoa que recebe a mensagem (emoções e percepção seletiva).
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