terça-feira, 7 de junho de 2016

Administração. ELEMENTOS DA CULTURA



Artefatos Verbais: 

Estórias: narrativas que explicam a origem da organização, sua importância no contexto econômico e social. São contadas aos novos funcionários para manter vivos os valores da organização, assim como para ajudar a compreender sua natureza e seus propósitos;

Tabús: Proibições diversas que buscam moldar o comportamento, ou seja, indicar a maneira aceitável de se comportar dentro do ambiente da empresa;

Heróis: São pessoas influentes dentro da vida organizacional. Desta forma, estas pessoas são utilizadas como exemplo a ser emulado pelos novos integrantes;

Mitos: São contos fictícios que ajudam a moldar a cultura da organização. Como exemplos, teríamos a “imagem da grande família”, bastante comum nas empresas brasileiras, que busca reforçar os valores da organização;


Artefatos Comportamentais: 

Ritos, Rituais e Cerimônias: Referem-se às atividades repetidas que expressam e reforçam os valores-chave da organização. Os rituais de socialização correspondem às estratégias de integração do indivíduo na organização, tornando possível a transmissão de valores e comportamentos para novos membros. Os programas de treinamento e integração de novos funcionários são exemplos de atividades que desempenham este papel.

Artefatos Físicos: 

Símbolos: Podem ser objetos, ações ou eventos que transmitem significados aos membros da organização. Desta maneira, a forma como as pessoas se vestem, o tipo de carro que os administradores usam, o layout dos escritórios são alguns dos símbolos organizacionais.

Normas: Toda organização tem suas normas e manuais de conduta e de procedimentos, que delimitam toda a cultura da empresa.







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