quarta-feira, 8 de junho de 2016
Administração. CONTROLE E AVALIAÇÃO
Para que possamos saber se estamos ou não atingindo nossos objetivos, precisamos de um sistema de controle eficaz. Sem controle, estamos trabalhando “às cegas”, ou seja, sem saber como está o nosso desempenho.
Um bom sistema de controle lhe proporcionará entender como sua empresa está funcionando para que você possa tomar as decisões necessárias para que ela atinja seus objetivos. O processo de controle é formado por quatro etapas:
Estabelecimento dos padrões: definição dos objetivos da atividade, ou seja, o desempenho esperado. Sem definir quais são as expectativas da empresa para determinada atividade, seria impossível controlá-la;
Monitoramento do desempenho: acompanhamento dos resultados decorrentes das atividades. Basicamente é um trabalho de coleta de informações. Nesta fase, iremos determinar o quê vai ser medido, como iremos medir (fontes de informação) e quando iremos medir e com que frequência;
Comparação do resultado com o padrão: análise dos resultados reais em comparação com o objetivo previamente estabelecido. Quase todas as atividades, naturalmente, terão algum tipo de desvio (sejam desvios positivos ou negativos). Entretanto, uma avaliação dos motivos que levaram ao desvio também é importante;
Medidas corretivas: neste momento, devemos tomar as decisões que levem a organização a atingir os resultados desejados, se estes não tiverem sido alcançados. Desta forma, podem acontecer três coisas: não mudar nada, buscar corrigir o desempenho ou alterar os padrões de desempenho (se tiverem sido mal definidos).
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