quarta-feira, 8 de junho de 2016

Gramática. VÍRGULA



A vírgula no interior das orações é utilizada nas seguintes situações:

Separar o vocativo: Exs.: Maria, traga-me uma xícara de café. A educação, meus amigos, é fundamental para o progresso do país.

Separar alguns apostos. Ex.: Valdete, minha antiga empregada, esteve aqui ontem.

Separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado. Exs.: Chegando de viagem, procurarei por você. As pessoas, muitas vezes, são falsas.

Separar elementos de uma enumeração. Ex.: Precisa-se de pedreiros, serventes, mestres-de-obras.

Isolar expressões de caráter explicativo ou corretivo. Ex.: Amanhã, ou melhor, depois de amanhã podemos nos encontrar para acertar a viagem.

Separar conjunções intercaladas. Ex.: Não havia, porém, motivo para tanta raiva.

Separar o complemento pleonástico antecipado. Ex.: A mim, nada me importa. No complemento pleonástico antecipado, há uma repetição de ideias. Observe que há uma redundância no que foi dito; quando isso ocorre, o complemento é isolado por vírgula. Ex.: Estas histórias, não as reconheço como as melhores de Clarisse.

Isolar o nome de lugar na indicação de datas. Ex.: Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2001.

Separar termos coordenados assindéticos: ou seja, separar termos que exercem a mesma função sintática na oração, caso não estejam ligados por conjunção. Ex.: “Lua, lua, lua, lua, por um momento meu canto contigo compactua...” (Caetano Veloso).

Marcar a omissão de um termo (normalmente o verbo). Ex.: Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omissão do verbo preferir).