domingo, 31 de março de 2019

Gramática. TERMOS DA ORAÇÃO - SUJEITO INDETERMINADO




“Desapareceram os grandes personagens, que foram a verdadeira história da UnB. Restaram apenas mágoas e ressentimentos, medo e desconfiança, um sentimento de desgosto e de tristeza no meio de toda aquela gente se evadindo ou assistindo com pavor à violência e à desmoralização de seus colegas e familiares sem que nada se pudesse fazer.”

A indeterminação do sujeito é um recurso usado quando o autor não quer ou não pode revelar quem fez determinada ação, como ocorre em: “Desapareceram” (ℓ.1); “Restaram” (ℓ.2).

ERRADO. O que a questão afirma acerca do conceito de indeterminação do sujeito é correto. Entretanto, o que afirma sobre as formas verbais “Desapareceram” e “restaram” é incorreto. O sujeito desses verbos não é indeterminado, e sim, respectivamente, os termos “os grandes personagens” e “mágoas e ressentimentos, medo e desconfiança, um sentimento de desgosto e de tristeza”. Deve-se observar que a terceira pessoa do plural só indica sujeito indeterminado quando não se fizer referência a nenhum termo anterior ou posterior. Ex.: Pegaram meu celular./ Quebraram a vitrine daquela loja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário