2. (FGV/Potigás/Administrador Júnior/2006) Esse princípio parte da ideia de que, num sistema aberto, podem existir numerosos meios diferentes de se atingir um estado final. Isso contrasta com sistemas mais fechados nos quais os relacionamentos estruturalmente fixados para produzir padrões específicos de causa e efeito. A que conceito concernente a sistemas abertos se refere o princípio acima?
A) Equifinalidade.
B) Diferenciação.
C) Descentralização.
D) Externalidade.
E) Output.
Comentário:
Uma questão muito focada sobre os princípios básicos da organização enquanto sistemas abertos. Sugiro que você memorize todos para a sua prova!
O princípio que afirma que diferentes caminhos podem levar a um mesmo fim a partir de diferentes origens É o princípio da equifinalidade.
Veja mais princípios básicos da organização:
a) Importação de energia
A organização recebe insumos do ambiente, ou seja: matéria-prima, mão-de-obra etc.
b) Processamento
A organização processa esses insumos com vistas a transformá-los em produtos, entendendo-se como tal: produtos acabados, mão-de-obra treinada etc.
c) Exportação de energia
A organização coloca seus produtos no ambiente.
d) Ciclos de eventos
A energia colocada no ambiente retorna à organização para a repetição de seus ciclos de eventos. São eventos, mais do que coisas, que são estruturados, de modo que estrutura venha a ser um conceito mais dinâmico que estático. Dessa forma, o método básico para identificar uma estrutura organizacional é seguir a cadeia de eventos desde a importação até o retorno da energia.
e) Entropia negativa
Entropia é um processo pelo qual todas as formas organizadas tendem à homogenização e, finalmente, à morte. A organização, porém, através da reposição qualitativa de energia pode resistir ao processo entrópico. A esse processo reativo chamamos entropia negativa.
f) Informação como insumo, controle por retroalimentação e processo de codificação
Os insumos recebidos pela organização podem ser também informativos, possibilitando a esta o conhecimento do ambiente e do seu próprio funcionamento em relação a éle. O processo de codificação permite à organização receber apenas as informações para as quais está adaptada e o controle por retroalimentação, a correção dos desvios.
g) Estado estável e homeostase dinâmica
Para impedir o processo entrópico, a organização procura manter uma relação constante entre exportação e importação de energia, mantendo dessa forma o seu caráter organizacional. Entretanto, na tentativa de se adaptar, a organização procura absorver novas funções, ou mesmo subsistemas. Tal processo de expansão faz com que ela assuma sequencialmente estados estáveis de níveis diferentes.
h) Diferenciação
Em função da entropia negativa, a organização tende à multiplicação e à elaboração de funções, o que determina também multiplicação de papéis e diferenciação interna.
i) Equifinalidade
Não existe uma única maneira certa de a organização atingir um estado estável. Tal estado pode ser atingido a partir de condições iniciais e através de meios diferentes.
GABARITO: A.
Nenhum comentário:
Postar um comentário