quarta-feira, 30 de novembro de 2016
Gramática. CRASE - EXERCÍCIO 5
“E é apostando nessa segunda opção que os verdadeiros democratas insistem em proporcionar informações a todas as pessoas.” 9. No termo “a todas as pessoas”, ao se eliminar o pronome “todas”, é necessário eliminar a preposição “a” e colocar sinal indicativo de crase em “as pessoas”.
CERTO. No trecho “insistem em proporcionar informações a todas as pessoas”, o verbo destacado exige a preposição “a”. Caso se retire, como propõe a questão, o pronome indefinido “todas”, haverá a fusão entre a preposição “a” com o artigo “as”, marcada pelo sinal indicativo de crase.
Gramática. CRASE - EXERCÍCIO 4
“Pode-se dar a entender que se viajou, que se conhecem línguas. Uma palavra estrangeira em uma placa ou em uma propaganda pode indicar desejo de ver-se associado a outra cultura e a outro país, por seu prestígio”
Pelo fato de “associado” (ℓ.3) exigir que seu complemento seja regido pela preposição a, pode ser empregado o sinal indicativo de crase em “a outra cultura”.
ERRADO. De fato, o termo “associado” exige a preposição “a”, no trecho “(...)desejo de ver-se associado a outra cultura e a outro país, por seu prestígio”. Entretanto, observe-se que os termos destacados formam um paralelismo sintático (semelhança formal entre os elementos de uma enumeração) com ideia indefinida, genérica. O vocábulo “outra” é, contextualmente, um pronome indefinido. Não existe crase antes de pronomes indefinidos, por que tais pronomes não podem ser antecedidos por artigo. A partícula “a” presente nesse trecho classifica-se apenas como preposição.
Gramática. CRASE - EXERCÍCIO 3
“o nacional-desenvolvimentismo e sua carga política e ideológica cederam à vontade de abrir a economia e o mercado, de forma irracional e reativa, à onda de globalização e de neoliberalismo que penetrava o país vinda de fora.
O emprego do sinal indicativo de crase em “à onda” (ℓ.3) justifica-se pela regência de “abrir” (ℓ.2) e pela presença de artigo definido feminino singular.
CERTO. Observe-se que, no trecho “(...) abrir a economia e o mercado, de forma irracional e reativa, à onda de globalização e de neoliberalismo...”, a forma verbal destacada exige dois complementos: quem abre, abre algo para alguém. O termo “a economia e o mercado” funcionam como objeto direto do verbo “abrir” e “à onda de globalização e de neoliberalismo” funciona como objeto indireto do mesmo verbo. Portanto, o verbo “abrir” exige preposição”a” e o substantivo “onda” vem antecedido pelo artigo “a”, o que leva à fusão de tais partículas e ao consequente uso do sinal indicativo de crase.
Gramática. CRASE - EXERCÍCIO 2
“Como nada ainda deu certo no planeta, a internacionalização só será aceitável quando se cumprirem duas premissas.”
Mantêm-se a coerência de ideias e a correção gramatical do texto ao se empregar o sinal indicativo de crase no “a”, em “a internacionalização” (ℓ.1), situação em que esse termo seria empregado como objeto direto preposicionado.
ERRADO. No trecho “Como nada ainda deu certo no planeta, a internacionalização só será aceitável quando se cumprirem duas premissas”, o termo destacado funciona como sujeito. Como o sujeito não pode ser preposicionado, não pode ocorrer crase. Ao contrário do que afirma a questão, caso inseríssemos o sinal indicativo de crase, o termo não passaria a funcionar como objeto direto preposicionado. Haveria, sim, um truncamento sintático, que prejudicaria totalmente a compreensão do texto
Gramática. CRASE - EXERCÍCIO
“Evidentemente, isso leva a perceber que há um conflito entre a autonomia da vontade do agente ético (a decisão emana apenas do interior do sujeito) e a heteronomia dos valores morais de sua sociedade (os valores são dados externos ao sujeito).”
É pela acepção do verbo levar, em “leva a perceber” (ℓ.1), que se justifica o emprego da preposição “a” nesse trecho, de tal modo que, se for empregado o substantivo correspondente a “perceber”, percepção, a preposição continuará presente e será correto o emprego da crase: à percepção.
CERTO. No trecho “Evidentemente, isso leva a perceber que há um conflito entre a autonomia da vontade do agente”, a forma verbal destacada é, contextualmente, transitiva indireta: exige um complemento antecedido pela preposição a. Não há crase, porque o complemento é um verbo. Porém, se esse verbo for substituído pelo substantivo percepção, deverá ser empregado o sinal indicativo de crase, uma vez que ocorrerá a fusão da preposição “a” com o artigo definido feminino “a” – que antecederá “percepção”.
Assinar:
Postagens (Atom)